PUBLICIDADE


 

 

Verão na Graça - Bordado pela artesã Guaraciara Peixoto, Rio de Janeiro


Nós e o Eléctrico, o Eléctrico e Nós

A inclusão é uma palavra que tem apenas três sílabas em sua grafia, mas com um enorme significado perante a sociedade. Incluir é o mesmo que demonstrar “amor ao próximo”, independente da condição física ou social, orientação sexual, crença religiosa. E para que esse substantivo feminino ganhe cada vez mais força e valor, o artista visual Cocco Barçante abre espaço para “Nós e o Eléctrico, e o Eléctrico e Nós”, uma exposição que chega à Galeria Arte Graça, em Lisboa, a partir do dia 30 de junho deste ano. Conta com a curadoria da professora Lucimar Cunha, diretora da Faeterj Petrópolis e com o apoio da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, da Galeria Arte Graça, da Carris, empresa que cuida do transporte público na cidade de Lisboa, cuja missão é a prestação do serviço de transporte público urbano de superfície de passageiros, orientada por critérios de sustentabilidade; da FaetecRj, da QuipoTech, da Prefeitura Municipal de Três Rios e do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.

 

O título da mostra dá ênfase ao olhar sobre a coletividade, o ser coletivo, que sempre se enxerga, porém com a capacidade de pertencer a um todo, sem apresentar uma visão individualista. O trabalho de Barçante irá passar uma mensagem de renovação às pessoas, principalmente neste momento, de retomada da pós-pandemia, além de reconhecer o artesanato fluminense, ao qual prioriza a identidade da diversidade e estimula a economia criativa, quando associa o artesanato ao design. “Promove a valorização e a divulgação do empreendedorismo feminino das comunidades do Estado”, declara Barçante, o idealizador.

 

Na ocasião, a peça central é uma bolsa com o formato do bonde de Santa Teresa. É o “Eléctrico”, em que o acessório de moda é customizado pelos grupos de artesãs e artesãos: Maria das Artes, de Três Rios; Bordando o Futuro, Itaperuna; Fazendo Arte na Rocinha, Rocinha; Maré Faz Arte, Complexo da Maré; Projeto Morrinho, Pereirão -Rio de Janeiro; Bordado Carioca, Copacabana; Grupo Nós do Ponto Chic, Nova Iguaçu; Cantos do Cuiabá, Petrópolis; artesã Lucimere, Petrópolis; a artesã Carmem Carvalho, Copacabana; e Getúlio Damado, Santa Teresa, Rio de Janeiro, e o artesão português Alberto Castro.

 

Barçante ainda fala o porquê o evento foca na inclusão: “Porque o Sentimentos do Rio foi criado para exaltar os territórios e o artesanato nas comunidades, aumentando as vendas de produtos criados com identidade cultural, através do design”.

 

Na mostra, destaque para duas salas: Amor em Amarelo e Rio Criativo. A primeira representa o fascínio das pessoas pelo eléctrico. Composta por quadros pintados e bordados; e as bolsas em formato do ícone português. Já a segunda, apresenta a Coleção inspirada no eléctrico e desenvolvida pelo designer CoccoBarçante com artesãos do estado do Rio de Janeiro.  O Espaço é uma homenagem ao talento dos artesãos fluminenses.


Para as pessoas que não puderem viajar a Portugal para prestigiar a mostra, terão a chance de assistir a abertura via Facebook. A transmissão acontecerá por meio da página da CoccoBarçante, a CoccoBarçante | Facebook. Já In loco, a classificação indicativa é livre para todos os públicos.

 

Serviço:

Galeria Arte Graça

Gestor: Rui Lagartinho

Rua da Graça, 29. Bairro da Graça – Lisboa, Portugal.

Abertura: 30 de junho de 2022, às 17h

Visitação: 01 a 31 de julho, sempre de terça a domingo

Das 10h às 19h

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE