PUBLICIDADE


 

 


O evento foi realizado na UNIFASE

 

O primeiro evento em Petrópolis totalmente voltado para a pessoa com deficiência, abrangendo assistência e serviços foi realizado nesta terça-feira (5) pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Educação e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDP). O 1º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência aconteceu no auditório da UNIFASE e teve os temas: “Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”, “Programa de Autogestão e Autodefensoria”, “Autodefensores: Conquistando a Autonomia.


“Para avançar de forma democrática é fundamental que toda a sociedade perceba a importância da elaboração de políticas públicas para as pessoas com deficiência. O Fórum permite que façamos essa grande reflexão e assim pensarmos em ações voltadas para todo esse público, identificando quais são as principais demandas. Dessa forma estaremos garantindo a inclusão e mais qualidade de vida”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo. 

 

Durante o Fórum foram discutidos três eixos como Controle Social - Políticas Públicas para PcD; Intersetorialidade e Fortalecimento da Assistência. “É essencial trabalharmos com essa intersetorialidade. O envolvimento do terceiro setor também é importante para fortalecer as discussões e o desenvolvimento das políticas públicas. Quando criamos esse diálogo conseguimos avançar mais rapidamente”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

 

As palestras foram abertas pela diretora e coordenadora do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e de Inclusão da Unifase Cristina Rabelais, que apresentou o tema “Sistema de Informações sobre Deficiência – SISDEF” e o pesquisador Miguel Abud Marcelino, que falou sobre as “Innterfaces entre a CIF, a Convenção da ONU e a LBI e as perspectivas da avaliação biopsicossocial da deficiência”.

 

O Grupo Amigos do Autistas de Petrópolis (GAAP) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Sociedade Pestalozzi marcaram presença no evento. Eles falaram sobre a “Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, “Programa de Autogestão e Autodefensoria” e “Autodefensores: Conquistando a Autonomia.



Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos s mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!

 

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE