PUBLICIDADE


 

 


 

Cristina Rabelais - Coordenadora do NIPPIS / Foto: Divulgação


Uma plataforma de indicadores em acesso aberto e com recursos de acessibilidade, sobre temas relacionados a políticas públicas que envolvem pessoas com deficiência. Essa importante iniciativa constitui o Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência - SISDEF, cujo desenvolvimento tem coordenação geral do NIPPIS, núcleo de pesquisa vinculado à UNIFASE e à Fiocruz e financiamento da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (TED SNDPD-Fiocruz no 01/2020). 

 

"O principal foco do NIPPIS - Núcleo de Informação, Políticas Públicas e de Inclusão da UNIFASE, em parceria com a Fiocruz - é a produção de informações para subsidiar o planejamento e o acompanhamento de políticas públicas, com ênfase na inclusão social, privilegiando grupos excluídos socialmente. Nossos estudos e projetos têm sido desenvolvidos numa área de interseção entre a Informação - produzida por meio de métodos científicos - a Comunicação – especialmente valorizando a tradução do conhecimento para linguagem acessível - e a Cultura, como estratégia de resgate de identidades e empoderamento social", explica Cristina Rabelais, Coordenadora do núcleo.  

 

Neste mês de julho, foi realizado o 5º Seminário do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social, que marcou o lançamento acadêmico do Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF). As palestras estão disponíveis no canal da UNIFASE no YouTube (1º dia: https://youtu.be/LcgYemtmvK8  e  2º dia: https://youtu.be/emLrrWTXDyM).

 

"O SISDEF é constituído por um conjunto de painéis temáticos disponíveis em acesso aberto e com recursos de acessibilidade, que tem por objetivo produzir e tornar públicos e acessíveis indicadores confiáveis para o monitoramento das condições de vida, bem-estar e direitos humanos da população com deficiência, de modo a orientar ações e estratégias de organização social e políticas públicas. O SISDEF envolve a atuação colaborativa de várias instituições do país e conta com mais de duas dezenas de pesquisadores e profissionais de tecnologia, que trabalham para fazer frente à escassez de informações e diminuir a invisibilidade de pessoas com deficiência no Brasil", salienta Cristina Rabelais. 

 

O evento também teve como destaque o lançamento do site do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), vinculado ao Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis e à Fundação Oswaldo Cruz. Mais informações sobre o NIPPIS em: https://nippis.icict.fiocruz.br/

 


Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos s mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE