PUBLICIDADE


 

 



O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017 que determina que, ao longo do mês de agosto, serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. Em apoio ao Agosto Dourado, o Hospital Santa Teresa (HST), de Petrópolis/RJ, está promovendo uma campanha de incentivo à amamentação, que contará com ações especiais para as pacientes e treinamentos para os colaboradores.

 

“Além de ser uma fonte de proteção natural, o aleitamento também contribui diretamente para restabelecer o vínculo entre a mãe e o bebê, ao serem temporariamente separados após meses de gestação. Por isso, o contato pele a pele é uma prioridade nos partos realizados no Hospital Santa Teresa”, comenta a enfermeira da Maternidade, Samara Belisa, reforçando a importância do período chamado “a hora de ouro”, que significa a 1ª hora após o nascimento, na qual se deve manter o recém-nascido em contato pele a pele, junto a sua mãe, e estimular a amamentação.

 

Mesmo diante de diversos avanços tecnológicos para aprimorar os cuidados no pós-parto, o momento dedicado ao aleitamento materno ainda segue como um dos principais recursos para garantir o bem-estar físico e emocional de mães e bebês. Além de ajudar a reduzir a mortalidade infantil por causas evitáveis, cada ano de amamentação reduz, para a mulher que amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama.

 

Os benefícios do leite materno para a saúde do bebê e da mãe são diversos. “Além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê, o leite materno ajuda a fortalecer o sistema imunológico, proteger o coração e desenvolver o sistema nervoso, também prevenindo comorbidades como obesidade, anemia e doenças alérgicas. Para a mãe, amamentar diminui o sangramento no pós-parto, acelera a perda de peso, reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio, evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto”, explica a especialista.

 

Um dado interessante é que o leite materno, além de possuir todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do recém-nascido, consegue adaptar sua composição aos bebês que nascem prematuros, oferecendo conteúdo nutricional adequado independentemente da idade gestacional da criança ao nascer. A enfermeira Paola Neves, da UTI Neonatal do HST, explica que “os bebês que nascem prematuramente recebem deste recurso todos os nutrientes fundamentais para compensar o déficit de desenvolvimento imposto pelo tempo reduzido de gestação. Além da relevância alimentar, nesses primeiros dias, o leite chamado de "colostro" é considerado como a primeira vacina do bebê, sendo por ele transmitidos os anticorpos maternos”.

 

É neste contexto que iniciativas que visam incentivar o aleitamento materno para promover conscientização sobre seus benefícios fazem toda a diferença. Por isso, o Hospital Santa Teresa promove a campanha Agosto Dourado, realizando diversas ações comemorativas. Na maternidade, pediatria e UTI neonatal haverá um treinamento voltado para a equipe de enfermagem, visando capacitar os colaboradores a auxiliar as mães e os bebês com maior qualidade, unificando as orientações e o manejo adequado de intercorrências do aleitamento materno. Além disso, os setores receberão uma decoração especial, onde as mães, bebês e seus acompanhantes poderão tirar foto, para conscientizar a equipe e pacientes sobre a importância da promoção do aleitamento. No Centro Médico, haverá um cantinho decorado na sala de espera da pediatria.

 

Outra iniciativa do Hospital nesse sentido foi a implementação do Projeto Maternidade Segura, que visa reduzir os eventos adversos decorrentes da assistência e aumentar a adesão às práticas humanizadas durante o parto e o pós-parto, incluindo a amamentação, através do aprendizado da ciência da melhoria e da disseminação de conteúdo técnico. Além disso, o hospital dispõe de Maternidade, com equipe completa trabalhando de forma humanizada para viabilizar o aleitamento materno na primeira hora de vida dos bebês, inclusive nas cesarianas, através do contato pele a pele, onde o bebê permanece com a mãe o tempo todo (o bebê é colocado dentro de um top), facilitando também a inserção do acompanhante nesse processo, que tem um papel fundamental no auxílio da amamentação; UTI Neonatal e Pediátrica, que conta com uma equipe especializada em tratamento de prematuros e pacientes de alto risco, associada a recursos tecnológicos de última geração; e o setor de Pediatria, com estrutura e serviços pediátricos pensados com carinho e executados por uma equipe que ama o que faz, para que a criança se recupere rápido e o período de internação seja o mais leve e breve possível.

 


Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos s mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagramno Facebook, no Twitter e no YouTube!

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE