PUBLICIDADE


 

 


 

Ivna Maluly 


No ano em que o país completa 200 anos de sua independência, a escritora petropolitana Ivna Chedier Maluly lança o livro “Memórias de D. Pedro, o último imperador do Brasil” (Editora Rebuliço), no dia 13 de agosto, sábado, a partir das 18h30m, na Sala da Batalha do Pavilhão das Viaturas do Museu Imperial na Cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

 

Na obra, que mescla passagens da história da monarquia no Brasil com ficção, a autora dá voz à estátua de D.Pedro II instalada nos jardins do Museu Imperial em Petrópolis. Ali, no coração de seu palácio de verão, o imperador por meio de reflexões post mortem faz uma mea culpa acerca de suas atitudes políticas, além de expor seus desejos mais íntimos, os quais o destino traçado desde a infância o impediu de vivenciar.

 

‘Meus pés estão fincados neste jardim Tropical. Nem consigo movê-los, nem posso. Há também crianças, muitas. Algumas gostam de subir em cima de mim para puxar a minha barba de bronze, como se deveras barba fosse. Outras acariciam minhas botas. Estas que marcharam nos campos sangrentos da Guerra do Paraguai. Deveríamos ter evitado esse confronto por meio de uma bem-sucedida negociação diplomática’, trechos da nova publicação sobre o antigo imperador.

 

Os leitores conhecerão algumas particularidades sobre esse monarca estudioso, visionário e amante das letras e das ciências, e também fundador de Petrópolis, a única cidade imperial da América Latina. O imperador vivia num dilema entre ser o imperador do Brasil e ao mesmo tempo ser simplesmente um cidadão comum.

 

‘Outro erro me persegue: a escravidão. Eu era contra; no entanto, quase nada fiz para aboli-la. Não consegui. Cedi à pressão do parlamento. E acedi à desumanização’, outro trecho que mostra o conflito de ser majestade ou simplesmente Pedro de Alcântara.

 

Segundo Maluly, o interesse em criar a obra veio quando passou a conhecer a se aprofundar ainda mais sobre a história do Segundo Reinado, e após ir morar na Europa. A autora considerava os jardins do Museu Imperial uma extensão da sua casa. Viveu sua infância brincando entre as árvores e a estátua do imperador situada no coração do palácio de Petrópolis.

 

“Eu senti que precisava escrever alguma coisa a respeito desse grande personagem que conseguiu pensar o Brasil como um todo”, revela. Ivna conta ainda que resolveu personificar a estátua do imperador para tornar a leitura mais cativante aos jovens leitores.

 

“Com todos os seus defeitos e qualidades, a majestade foi prisioneira do seu próprio destino, mas cumpriu sua tarefa de governar até o final. As memórias de D.Pedro II estão nesse livro, mas também poderiam ser as minhas”, conclui a literata, que deixou sua cidade natal de Petrópolis há 20 anos para viver na Europa, atualmente em Lyon, na França.

 

As ilustrações da edição são da mestre em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pesquisadora Aline Haluch. Lançamento do livro ‘Memórias de D.Pedro, o último imperador do Brasil.                                                                                                

                                                                     

 

A autora

Ivna Chedier Maluly é jornalista e autora dos livros Cadê seu peito, mamãe, Gabriel e a fraldinha, Maria Luiza e a banheirinha, publicados pelo Grupo Editorial Zit. Lançou também títulos independentes, como O samba faz 100 anos. Ivna tem textos publicados em diversas coletâneas nacionais e internacionais. Nasceu em 1975 em Petrópolis e mudou-se para a Europa em 2003, onde mora com seu filho e marido. Ivna dedica-se atualmente à educação midiática de jovens e adultos na cidade de Lyon, na França.

 

A ilustradora

Aline Haluch é designer, artista, pesquisadora. É formada em design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fez projetos para centenas de livros, de capas a edições completas, e ilustrou obras para crianças e adultos.


Serviço

Data:13 de agosto de 2022                                                                 

Horário: a partir das 18h30                                                                                  

Local: Museu Imperial – Sala da Batalha do Pavilhão das Viaturas / Rua da Imperatriz, n. 220 – Centro – Petrópolis – Rio de Janeiro.

Título: Memórias de Pedro, o último imperador do Brasil

Escritora: Ivna Chedier Maluly

Público-alvo: a partir de 12/13 anos

Páginas: 40

Preço: R$40,00              



Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos s mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagramno Facebook, no Twitter e no YouTube!

         


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE