PUBLICIDADE


 

 


 



Passados os dias de frio, a primavera chegou e lentamente tem dado seus sinais de mais vida aos jardins que sofriam com a seca do inverno. Este período é considerado o mais propício para as flores ao longo de todo ano, introduzindo uma nova fase na natureza, com mais alegria e cor nos espaços.

 

Mas este período também exige cuidado em relação às plantas para que seus cultivos e desempenhos sejam adequados, desde a transição de estações. Para fortalecer o gramado, por exemplo, é necessário aplicar os devidos defensivos e adubos com fórmula ideal, para evitar a queima das folhas.

 


Engenheira Agrônoma Carolina Rodrigues


De acordo com a Engenheira Agrônoma Carolina Rodrigues, na época fria ocorre baixa incidência de luz e os vegetais não realizam fotossíntese com tanta força, fazendo com que a clorofila desapareça e as folhas fiquem amarelas. “As plantas acabam se recolhendo neste período e deixando a energia concentrada para a sustentação de caules e raízes. Com isso as folhas acabam caindo depois de secarem. Se ainda houver folhas restantes nos vasos, retire e deixe os canteiros limpos, abrindo espaço para a renovação e evitando a proliferação de fungos”, detalha.

 

A nova estação também pode exigir que seja feita a troca de vasos ou local das plantas. Com raízes fortalecidas e com condições climáticas de adaptação, em alguns casos é necessário o replantio. A poda também pode aumentar a próxima floração, com a eliminação de pontas de galhos que já floresceram e mantêm a adubação periódica. “Teremos pelo menos mais dois meses de renovação, jardins se recolorindo e ganhando mais vida. O início da estação é uma boa época para aumentar o jardim, instalando e montando novos canteiros, cercas-vivas, arbustos e novos plantios. No entanto é importante escolher as espécies adequadas a cada local, respeitando cada projeto e desenvolvimento de cada tipo de folhas e raízes”, explica o sócio da Irrigar & Agrishop, empresa que comercializa soluções para o ramo agrícola.

 

A estação permanece até 21 de dezembro, permitindo o florescimento de vegetais para a reprodução e perpetuação das espécies de árvores e plantas, com o aumento das temperaturas até o verão e posteriormente o outono. Dentre as espécies que se destacam na primavera estão a lobélia, cravina, begônia, petúnia, rosa, girassol, margaridinha, jasmim, orquídea, hortênsia, gérbera, hibisco, violeta, dentre outras.

 

“A primavera traz a Floração, um dos mais importantes fenômenos para o ciclo de vida das plantas. Plantas são estimuladas a fase de floração e, posteriormente, a sua fase reprodutiva ou de frutificação pelas condições climáticas.  Com temperatura máxima média em torno dos 24 a 26 °C na Região Serrana e 28 a 30 °C nas demais regiões. A floração atrai e permite a ação dos agentes polinizadores, os quais são responsáveis pelo processo de reprodução, perpetuação das espécies e variabilidade genética das plantas, fatores essenciais para uma plantação farta, saudável e lucrativa. Tornando-se assim de suma importância para a agricultura”, pontua a Engenheira Agrônoma, Carolina Rodrigues. 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE