PUBLICIDADE


 

 

Foto: ilustração / Agência Brasil

 

PETRÓPOLIS. Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro, o Núcleo Especializado de Atendimento à população LGBTQIAP+, da Prefeitura, que funciona no Centro de Saúde Coletiva, vai intensificar as ações desenvolvidas pelo programa para este público. No próximo dia 01 de fevereiro, as pessoas atendidas no local serão convidadas a participar de uma roda de conversa seguindo o tema Saúde da População Trans.

 

O evento está marcado para às 14h, no auditório do Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, 100 e terá a participação de pessoas trans, que vão falar sobre as próprias vivências, lideranças LGBTQIAP+ da cidade e profissionais da rede de saúde do município.

 

Atualmente, 72 pessoas estão cadastradas no Núcleo onde os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, especializada para a população LGBTQIAP+. O serviço conta com psicólogos, médica habilitada para terapia hormonal, atendimentos de enfermagem com realização de exames preventivos, assim como avaliação clínica e terapia hormonal.

 

“O núcleo foi criado com o objetivo de garantir o acesso a saúde de forma igualitária para todos. É um espaço de acolhimento com equipe capacitada, que entende e respeita o gênero de cada um. Estamos garantindo que a comunidade LGBTQIAP+ tenha acesso digno tanto a saúde quanto a todas as políticas públicas oferecidas pelo município”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

“Esse é um momento importante e que precisa ser lembrado. Por isso, definimos essa programação que é extensiva não só as pessoas cadastradas, mas todos aqueles que estejam em busca de apoio e acolhimento, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Outra novidade é que, em breve, esse núcleo vai estar funcionando em um melhor espaço”, disse a secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciane Bomtempo.

 

Para receber atendimento, os pacientes devem procurar a unidade de segunda a sexta-feira para agendamento da consulta. O encaminhamento também pode ser feito por profissionais de outras unidades de Atenção Básica, como Programas de Saúde da Família – PSF e do Centro de Cidadania LGBT.

 

Além desses locais, os encaminhamentos também podem ser feitos por outros equipamentos, como a Sala Lilás, no prédio anexo ao Hospital Alcides Carneiro, em Correias. 

 

Os atendimentos médico e de enfermagem acontecem todas as sextas-feiras, de 8h às 17h. Também é disponibilizado atendimentos de psicologia, exame preventivo, solicitação de exames e acompanhamento da terapia hormonal e consulta do adolescente LGBTQIA+. O Núcleo também conta com um número de whatsapp para marcação de consultas e esclarecimento de dúvidas. O número é o (24) 99321-3605.

 

 

Leia também:

 

Petrópolis: Comitê Científico decide flexibilizar uso de máscaras nas escolas e transporte público

 

Cartão de estacionamento para idosos e deficientes deve ser feito na sede da CPTrans

 

Petrópolis: Secretaria de Saúde alerta sobre falsos fiscais da Vigilância Sanitária atuando no município

 

12ª Mostra de Teatro de Petrópolis realiza últimasapresentações e entrega de troféus neste fim de semana

 

Prefeitura traz “Caminhão da Saúde” para Petrópolis com quatro especialidades médicas em fevereiro

 

Petrópolis terá Feira de adoção de animais na Praça Dom Pedro

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE