PUBLICIDADE


 

 



PETRÓPOLIS.  Nos dias atuais, a energia é um dos fatores mais importantes para manutenção e sobrevivência das sociedades modernas. Na sociedade tecnológica atual, a gestão e a geração da energia elétrica permite acender a lâmpada em nossa casa, energiza os computadores e move os carros elétricos. Pensando nisso, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) oferta o novo curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Energia. O curso é uma das 23 graduações oferecidas pela Instituição, que está com ingresso aberto para o primeiro semestre de 2023. A inscrição deve ser feita pelo site vestibular.ucp.br.

 

A mudança na matriz curricular do curso da UCP vem ao encontro dos anseios e da necessidade da sociedade e das empresas que, mais do nunca, precisam de profissionais e engenheiros com formação na área energética e com responsabilidade ambiental e ética. É o que explica o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UCP, Prof. Dr. Fábio Licht.

 

“O mercado da energia elétrica está em grande expansão. No Brasil, há uma grande demanda pela geração de energia, principalmente de fontes renováveis, como solar e eólica, pelo aumento do consumo forçando o uso de usinas termoelétricas com custo muito mais elevado. Se pensarmos no aumento da frota de veículos elétricos, a crise no fornecimento de energia aumenta, porque temos a necessidade de produzir mais energia, sobretudo nos horários de pico, à noite, quando os veículos seriam colocados em carregamento na rede elétrica. Outro ponto a ser observado é que toda a indústria precisa de energia para produzir”, pontua.


 
Gestão sustentável da energia

 

Com um currículo moderno, contemplando disciplinas como Sistemas Fotovoltaicos, Energia Eólica, Fontes de Energia Alternativas, Eficiência Energética, Ciências do Ambiente, dentre muitas outras, o curso permite aos engenheiros formados na UCP uma base sólida para atuar e promover a gestão sustentável da energia.

 

Eles terão uma ampla e variada área de atuação, podendo desenvolver projetos de gestão de energia sustentável; criar e aprimorar sistemas elétricos com eficiência energética; atuar no planejamento energético do sistema Elétrico; trabalhar nas mais diversas empresas promovendo a eficiência energética e nas concessionárias de energia.

 

“Quanto ao perfil do egresso do nosso curso, ele continuará atuando em todos os ramos da eletricidade, mas terá agregado e mais solidificado o conhecimento de novas fontes de energia e transmissão desta, a fim de otimizar o consumo, reduzir os custos e propor soluções viáveis para esta demanda crescente de profissionais dentro do que as empresas exigem hoje em dia”, complementa Fábio Licht.

 

Além da prova para ingresso neste semestre, o interessado em cursar Engenharia Elétrica na UCP ou uma das outras 22 graduações da Instituição pode aproveitar sua aprovação em algum processo seletivo anterior da Universidade, sua nota do Enem ou mesmo por transferência e segunda graduação. Todas as informações sobre ingresso na UCP estão no site vestibular.ucp.br.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE