PETRÓPOLIS. O Centro Cultural de Nogueira será palco de uma grande festa, no dia 29, em comemoração aos 140 anos da chegada do trem a Petrópolis e pelo Dia do Ferroviário. A iniciativa é da Prefeitura e da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF). A programação conta com exposições de maquetes, fotos e desenhos; além de palestras, recital e apresentação musical.

 

“São datas muito importantes para a cidade, que teve seu desenvolvimento também relacionado a chegada do trem. O petropolitano tem um carinho com a história ferroviária da nossa cidade e comemorar essa data é valorizar um capítulo importante da nossa história”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

 

A programação tem início às 9h com a abertura da exposição de maquetes ferroviárias feitas de materiais recicláveis, e de fotos e desenhos dos alunos da Escola Municipal Nilton São Thiago, por meio do Projeto Cidadania 2022. Haverá também a inauguração de uma maquete doada ao CCEN, por Alex Sandro Lima Hammes.              

 

As palestras acontecem às 10h e às 10h30, sendo uma sobre o primeiro filme brasileiro sobre a chegada do trem em Petrópolis apresentada por Angela França, vice-presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária e outra sobre os 140 anos da chegada do trem na cidade pelo diretor da AFPF, Antônio Pastori.

 

O recital da poesia “Romanceiros de Isabel”, acontece às 11h com o escritor e historiador Joaquim Eloy Duarte Santos, membro da Associação Petropolitana de Letras (APL) e do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP). O Coral Pró Tempore encerra a programação se apresentando às 11h30.

 

“O Centro Cultural estará de braços abertos para receber toda a população petropolitana neste dia. Será uma boa oportunidade para que os visitantes conheçam o museu municipal ferroviário. O Centro Cultural de Nogueira é um dos mais belos equipamentos e a gente fica feliz de realizar mais um evento nesse espaço”, disse Angela França.



Leia também:


38 eventos para curtir Petrópolis em 2023


Exposição ‘Suzana Queiroga pelo tempo’ inaugura na Casa de Petrópolis


Sesc Quitandinha dá início à temporada 2023 do CineSesc


Inauguração do Centro Cultural no Quitandinha: um marco na história do icônico Palácio de Petrópolis


 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE