PUBLICIDADE


 



 

PETRÓPOLIS. A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, iniciou a revisão do Plano de Contingência para o inverno de 2023. A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, tendo em vista o grande número de incêndios florestais que ocorrem no município entre os meses de junho a outubro. Nesta época do ano, são registrados baixos índices pluviométricos e baixa umidade relativa do ar. Outro tema tratado no Plano Inverno é o período de estiagem, devido aos baixos níveis de água nos reservatórios neste período do ano.

 

“Petrópolis é um município com 300 mil habitantes, que vivem, em sua maioria, cercados pela mata atlântica. Estamos desenvolvendo um grande plano de ação, de forma integrada, onde todos os envolvidos possam contribuir para uma resposta eficiente. Além disso, o processo de conscientização da população é primordial para reduzirmos os danos causados ao município por eventos relacionados ao período de estiagem”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Nos próximos dias, serão realizadas reuniões com os diversos órgãos e agências envolvidos na elaboração deste documento para o alinhamento e validação da Matriz de Responsabilidades, com o lançamento do Plano Inverno 2023 previsto para junho. A proposta é unificar os dois temas principais, característicos do período, em um só Plano de Contingência: estiagem e incêndio florestal.

 

"O objetivo do plano é que cada entidade atuante no município saiba exatamente qual papel irá desempenhar em caso de necessidade de mobilização. Planejar ações de prevenção e apoio ao Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios florestais também é nossa missão. Desta forma, as ações se tornam mais rápidas e coordenadas, melhorando a qualidade da resposta à população em uma situação de emergência", disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.

 

Além das ações integradas, informações sobre a estatística de eventos de incêndios florestais dos anos anteriores, emissão de boletins de risco de incêndio por distrito que nortearão as rondas preventivas, bem como as capacitações com os Núcleos de Defesa Civil Comunitários (Nudecs) fazem parte do Plano de Contingência.



Leia também:


Saiba como apoiar o trabalho dos Canarinhos de Petrópolis a partir da declaração do imposto de renda


Oficina de Amigurumi doam polvos para bebês da UTI Neonatal em Petrópolis


Avanços no tratamento contra o câncer serão abordados em evento promovido por Hospital em Petrópolis 


Banco de Sangue Santa Teresa necessita de doações em caráter de urgência


 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE