PUBLICIDADE


 

 



PETRÓPOLIS. Os avanços tecnológicos trazem importantes novidades para a área de saúde, com equipamentos, maquinários e softwares que facilitam o dia a dia dos profissionais na importante etapa de diagnosticar, para que encontrem alternativas e possam prescrever o melhor tratamento para combater uma infinidade de doenças que acometem a população. Neste cenário, a odontologia tem crescido muito, como uma importante área de atenção à saúde bucal da população, não apenas para tratamentos, mas também na prevenção de muitas patologias que podem prejudicar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes. 

 

“O diagnóstico é a base para um correto planejamento e sucesso dos tratamentos odontológicos. Neste sentido, os exames odontológicos de imagem, como as radiografias, ultrassonografias e tomografias, são essenciais em muitos casos para a conclusão desses diagnósticos, então implica diretamente na tomada de decisão e no sucesso do tratamento que será prescrito. É muito importante que os profissionais da área e os estudantes da graduação em odontologia desenvolvam essa mentalidade e essa preocupação com o diagnóstico, porque de fato é uma etapa fundamental de qualquer especialidade”, explica a cirurgiã-dentista e professora do curso de Odontologia da UNIFASE, Jesca Neftali Nogueira Silva, uma das organizadoras da Semana de Odontologia da UNIFASE. 

 

A especialista explica que a Tomografia computadorizada de feixe cônico, que será um exame abordado no evento, apesar de ser um exame difundido há quase dez anos na rotina clínica dos cirurgiões-dentistas, ainda é novidade para muitos profissionais, pois são poucos os cursos de graduação do país que abordam esse exame durante a formação acadêmica. Neste contexto, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), que acaba de receber nota máxima no curso de Odontologia durante a avaliação do Ministério da Educação (MEC), promoverá a Semana de Odontologia, no próximo dia 30 de maio, com o tema central focado na importância do Diagnóstico por Imagem.

 

“Trazemos esse tema para a nossa Semana de Odontologia como um diferencial não apenas na formação dos nossos alunos da graduação, mas para todos os profissionais cirurgiões-dentistas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer melhor esses exames por imagem, para que saibam fazer a indicação correta dos exames. Na verdade, nós só teremos um diagnóstico correto, se soubermos escolher o exame indicado para cada caso identificado nos pacientes. De fato, a odontologia tem crescido muito nos últimos anos, apresentando um leque com diversas especialidades, mas independente de qual seja a especialidade, o diagnóstico é a base e a imagem auxilia em todas as áreas, sendo muitas vezes essencial utilizar como recurso algum exame complementar de imagem que será necessário para o tratamento odontológico”, destaca a cirurgiã-dentista, Jesca Neftali Nogueira Silva. 

 

A proposta da UNIFASE com a promoção deste evento é reunir cirurgiões-dentistas e alunos de odontologia para que possam promover uma troca de experiências, transmitindo assim a importância dos diferentes métodos por imagem utilizados na Odontologia para um excelente diagnóstico, bem como apresentar algumas alterações patológicas do complexo maxilo-mandibular.

“Ainda existem muitas dúvidas em relação a indicação, contraindicação, quando solicitar e como interpretar os exames por imagem. É essencial que os alunos da graduação e os profissionais já formados busquem essa atualização para que de fato possam usufruir dessa tecnologia, que proporciona imagens para um diagnóstico mais assertivo e possibilita a indicação do melhor tratamento para cada paciente, tema de palestra que será ministrado pela professora Nathália Cruz, do corpo docente da UNIFASE. Para que o nosso evento seja ainda mais enriquecedor, convidamos profissionais renomados no mercado para ministrarem palestras sobre temas importantes. Essa troca é muito importante, pois cada um tem uma experiência, uma vivência e dedicação maior em determinada área. Teremos a presença dos professores Cláudio Froés da USP, que é referência em diagnóstico, e vai abordar a aplicação dos recursos imaginológicos na interpretação do complexo maxilofacial; do Marcelo Freitas, que já está no nosso corpo docente na UNIFASE e também é professor da UFF, que vai falar sobre as imagens para diagnóstico da ATM: Raios-X convencional, TC "Cone Beam" e Ressonância Magnética, que é um tema recente e que os profissionais precisam entender mais; e o Alexandre Marques, Doutor em Radiologia e professor da FO-UERJ, que vai falar sobre a aplicação da Ultrassonografia na odontologia, o que temos de mais inovador hoje no mercado da odontologia. Então, com certeza será um evento extremamente engrandecedor para todos que participarem”, finaliza.



A programação completa e as inscrições para participar da Semana de Odontologia da UNIFASE estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br. O evento será realizado no dia 30 de maio, das 9h às 16h, na sala Arthur de Sá Earp Neto, no campus acadêmico da UNIFASE, e conta ainda com o curso: Hands On em Tomografia Computadorizada de feixe cônico na prática/software tomográfico, que será promovido das 17h às 20h, no Laboratório de Informática da instituição. 




 

Leia também:


Maio Roxo: Petrópolis terá Roda de Conversa “Entendendo a doença inflamatória intestinal” 

Secretaria de Saúde de Petrópolis alerta sobre atuação de falsa agente de saúde no Cascatinha e arredores


Brasil tem 130 casos diários de abuso sexual contra crianças e adolescentes




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE