PUBLICIDADE


 

 


 

CASA DE PETRÓPOLIS / FOTO: DIVULGAÇÃO


PETRÓPOLIS. A mostra "Bálsamo", da artista Rosa Paranhos, será o tema da edição deste domingo (30.07) do Encontro Plástico, na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. O evento tem entrada franca e contará com a presença da curadora da exposição, Isabela Frade, e do também artista plástico e diretor de arte e cultura da Casa, Luiz Aquila.

 

O Encontro tem o objetivo de proporcionar um diálogo sobre as experiências artísticas e o panorama da arte contemporânea. O evento promete ser uma oportunidade única para os amantes das artes plásticas.

 

"Para uma sociedade complexa, cabe uma arte em transição e a importância de pensar no lugar da arte, dá lugar à urgência de pensar o lugar do artista”, destaca Rosa Paranhos.

 

A exposição, que teve início no primeiro dia deste mês, tem emocionado o público. "Bálsamo" é uma criação artística que busca o bem-estar em sua essência. Através de uma combinação harmoniosa de elementos. A obra de Rosa Paranhos desperta sensações por meio de múltiplos sentidos. A exposição se organiza a partir da coleta de fragmentos do mundo, pedaços de coisas, imagens e narrativas.

 

“Rosa Paranhos expõe obras que nos fazem refletir sobre as nossas origens, nossa família, a nossa história de colonização e o momento atual, quando milhares de indígenas continuam a ser expulsos de suas próprias terras. Natural de Belém do Pará, ela nos traz símbolos da sua Amazônia, plantas, imagens, cheiros, bálsamos”, explica Maiza Figueira de Melo, presidente da Casa.

 

A artista também leva espelhos à mostra - moeda de troca dos colonizadores. Eles estão espalhados pela Casa, para que o visitante possa se ver nessa história. “E toda vez que me olho no espelho ou que observo como minha pele responde ao sol, sinto um orgulho enorme do sangue dos Bororos e Terenas que correm em minhas veias!” completa Maiza.

 

A mostra é uma realização da Casa de Petrópolis com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis por meio do IMC – Instituto Municipal de Cultura e poderá ser visitada até o dia 03 de setembro, de quarta a domingo, das 10h às 16h, na Casa de Petrópolis, localizada à Rua Ipiranga, nº 716, no Centro de Petrópolis.

 


Sobre a artista

 

Rosa Paranhos é uma Arte Educadora e Licenciada em História pela Universidade Estácio de Sá. Ela fundou o NAVE (Núcleo de Artes Visuais) em 1995 e participou de diversas exposições coletivas, com destaque para a O Século das Mulheres, ao lado de Beatriz Milhazes, Tomie Ohtake, entre outros nomes relevantes. Também atua como curadora em eventos de arte.

 

Rosa foi eleita conselheira de Artes Plásticas no Conselho de Cultura de Petrópolis e esteve envolvida na produção de salões de artes e projetos culturais. Ela realizou a curadoria de exposições importantes, abordando temas como o feminino e a arte contemporânea. Em 2023, está como curadora da exposição "Profissão Artista".

 


Serviço

Encontro Plástico – Rosa Paranhos, Isabela Frade e Luiz Aquila

Data e horário: Domingo (30.07), às 16h30

Local: Casa de Petrópolis

Av. Ipiranga, 716, Centro 

Estacionamento rotativo no local

Entrada gratuita

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE