PUBLICIDADE


 

 


Chef Gabriel Frazão
 



PETRÓPOLIS. Está em cartaz neste cenário do gelado inverno petropolitano um dos eventos gastronômicos mais aguardados, o 14º Festival de Fondue, Caldos e Cremes que começou dia 30 de junho e segue até 30 de julho. E nesta edição, a experiência culinária vai além da degustação dos pratos. Com as “Oficinas Gastronômicas” a ideia é colocar a mão na massa e aprender com os chefs os segredos do fondue, dos caldos e cremes e os ingredientes que compõem estes cardápios especiais que combinam com as baixas temperaturas da estação.


A primeira oficina, sábado (01), no Arcádia Mall, foi um sucesso e a programação do Festival de Fondue, organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, segue com mais cinco oportunidades para aprender um prato delicioso. Todas as oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo link ou momentos antes do evento se ainda houver vagas. A programação completa do Festival e os participantes estão relacionados no site www.visitepetropolis.com.


O Festival de Fondue este ano tem um recorde de participantes com 75 estabelecimentos com cardápios especiais.  A criatividade dos chefs nesta edição proporciona  criações como o fondue de goiabada, o de doce de leite, fondue de coxinha e caldos de cogumelo, de frutos do mar a até mesmo os cremes com ingredientes  funcionais.


“Convidamos chefs renomados para conduzir as oficinas e dar aquelas dicas preciosas, afinal, todo mundo gosta de preparar uma receita e posar em casa de ‘master chef’, brinca Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, acrescentando que a ideia é fazer também a interação entre público e o festival além da degustação dos pratos nos restaurantes.


Ao longo do mês de julho, quatro espaços se tornam verdadeiros centros de aprendizado e sabor: Hipershopping, Pátio Petrópolis Shopping, Arcádia Mall e Shopping Vilarejo. “Pulverizamos entre Centro Histórico e Itaipava porque o nosso festival abrange estabelecimentos por toda a cidade. É um festival democrático que inclui, além dos restaurantes e bares, cafeterias e delicatessens, todos com receitas especiais”, afirma Samir el Ghaoui.


A primeira oficina aconteceu sábado (1°/07), no Arcádia Mall, em Itaipava, com a chef Adriana Marchese ensinando ao público um creme de ossobuco com batatas e agrião, prato que encantou aos presentes. Adriana deu dicas deste a escolha dos ingredientes ao preparo do caldo observando tempo de cozimento, temperos adequados e como servir a iguaria.


No Hipershopping, no Alto da Serra, nos dias 15, 22 e 29 de julho, sempre a partir das 17h30, as oficinas reservam momentos de imersão na preparação das delícias. No dia 15, a receita é de um pão tipo francês sem glúten, perfeito para quem busca opções saudáveis, sob o comando da chef Priscila Costa. Já no dia 22, os participantes terão acesso a segredos preciosos sobre a elaboração de um caldo de cebola com queijo gouda perfeito, com todas as dicas do chef Gabriel Frazão.


O charmoso Shopping Vilarejo, em Itaipava será palco da oficina do dia 08 de julho, às 17h. Nesse encontro especial, os aprendizes da culinária terão a oportunidade de se aprofundar na arte do fondue de queijo e chocolate, dois clássicos irresistíveis que ganharão novos contornos com as técnicas ensinadas pelo chef Nelson Bastos. A preparação do fondue, o prato mais pedido do inverno, também é tema da oficina da chef Daniely Scherer no dia 15h, às 14h, no Pátio Petrópolis Shopping, no Centro Histórico. 


“Com o 14º Festival de Fondue, Caldos e Cremes, a culinária se torna um verdadeiro espetáculo de sabores, aromas e conhecimentos compartilhados. Não apenas uma oportunidade para apreciar as mais diversas iguarias, mas também para mergulhar no universo da gastronomia, trazendo consigo novos aprendizados para encantar o paladar em cada refeição. O Festival se soma a toda a programação de inverno da cidade harmonizando e complementando uma rica agenda”, completa Samir em Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention.



Confira a programação:

 

Arcádia Mall Itaipava

Dia 01 – às 13h, com a chef Adriana Marchese - creme de ossobuco com batatas e agrião

 

Hipershopping no Alto da Serra

Dia 15, às 17h30 – chef Priscila Costa – pão tipo francês sem glúten

Dia 22, às 17h30 – chef Gabriel Frazão – creme de cebola com queijo gouda

Dia 29, às 17h30 – oficina ainda a definir


Shopping Vilarejo – Itaipava

Dia 08, às 17h – chef Nelson Bastos -  fondue de queijo e chocolate


Pátio Petrópolis Shopping – Centro Histórico

Dia 15, às 14h, chef Daniely Scherer -  oficina de fondue

 


Serviço:

14ª edição do Festival de Fondue, Caldos e Cremes de Petrópolis

Local: 75 restaurantes, bares e delicatessens

Período: de 30 de junho a 30 de julho

Como encontrar: lista completa em www.visitepetropolis.com

Inscrições nas oficinas: acessar link

 

 


Leia também:


Mini campanha de vacinação antirrábica animal acontece em Petrópolis


Matrículas para Educação de Jovens e Adultos já começaram em Petrópolis


UNIFASE oferece descontos especiais para transferência e 2ª graduação


APPO lança campanha “Desapegue”


Petrópolis: Festival Sesc de Inverno 2023 divulga as primeiras atrações


Petrópolis: Estudantes da rede municipal são medalhistas na OBME


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE