PUBLICIDADE


 

 


 

Prefeito Rubens Bomtempo durante o evento


PETRÓPOLIS. O Hospital Alcides Carneiro, que em abril se tornou o primeiro hospital de toda a Região Serrana a contar com uma tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) exclusiva para os pacientes e funcionários, deu mais um passo importante na inclusão de pessoas com deficiência (PCDs). Na tarde desta terça-feira (26), em que se comemora o Dia Nacional da Pessoa Surda, ocorreu a formatura da primeira turma do projeto Multiplicadores de Acessibilidade, que capacita funcionários do HAC, das UPAs e da nova UBS do Bairro da Glória a se comunicar por meio da língua de sinais.

 

“Esta é mais uma das inúmeras ações da Prefeitura voltadas para a promoção da acessibilidade, como os núcleos do Centro de Referência Paralímpico, o Projeto Sobre-vivências Aquáticas e o 1º Simpósio de Acessibilidade Cultural para a Pessoa Surda, que também realizamos hoje. Ao formar estes profissionais com as novas habilidades, estamos fortalecendo todo esse trabalho na cidade, que vem se tornando uma referência na luta pela inclusão ”, declarou o prefeito Rubens Bomtempo.

 

No curso, com uma carga horária de 20 horas, os colaboradores contaram com aulas ministradas pela professora, intérprete e tradutora de LIBRAS Cristiane Valessa sobre inclusão, acessibilidades, tipos de deficiência, abordagens humanizadas a pessoa com deficiência e práticas em LIBRAS I e II, voltadas paras as funções específicas de cada função.

 

A secretária Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, destacou a importância do projeto. “A capacitação dos profissionais proporciona uma base sólida para o atendimento mais humanizado aos pacientes na rede de saúde pública, não só pela comunicação por meio da Língua de Sinais, mas também pelo conhecimento mais aprofundado sobre as condutas adequadas às pessoas com todos os tipos de deficiência”.

 

“O curso foi um sucesso e em breve teremos novas turmas, este é o início de um ciclo que só traz benefícios à população. É um marco na história da cidade, que vem fortalecendo a inclusão e a acessibilidade de uma forma inédita, trazendo as pessoas com deficiência de volta à sociedade, criando uma cultura de respeito e dignidade a cada petropolitano, independente de diferenças”, declarou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

 

O diretor-presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac), Ricardo Patuléa, falou sobre o processo de inclusão que vem sendo desenvolvido na Saúde. “Em dezembro de 2021, quando assumimos a gestão, o HAC e as UPAs sequer atendiam a cota estabelecida por lei, que determina um mínimo de 5% de funcionários PCDs em empresas com mais de mil funcionários, como também não havia qualquer planejamento voltado para os pacientes com deficiência. Demos início a um projeto que não apenas atendesse a legislação, mas que oferecesse oportunidades a estes profissionais, além de contratar uma intérprete de LIBRAS para atuar junto a estes funcionários e aos pacientes. Agora, temos uma verdadeira comunidade de pessoas com deficiência no nosso quadro profissional e uma grande equipe capacitada para atender pacientes PCDs”.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE