PUBLICIDADE


 

 


 




 

PETRÓPOLIS - Nos dias 28 e 29 de fevereiro e 01 de março de 2024, das 19h às 21h, o Projeto Casa Brasileira de Palhaços - Edição Palhaço Excêntrico Musical Petrópolis vai realizar curso online gratuito sobre acessibilidade e inclusão de pessoas neurodivergentes, sob a orientação de Cris Muñoz. As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail circodorio@gmail.com.  

                                                  

O objetivo do curso é proporcionar conhecimento sobre o funcionamento autista, trazendo luz quanto à acessibilidade sensorial e cultural para o público neurodivergente, mostrando que é possível desenvolver ações concretas de acolhimento e respeito à neurodiversidade, assim como de acessibilidade no espaço cultural ou evento segundo as demandas específicas deste público.


Outro foco do curso é difundir o que representa a prática do trabalho dentro do conceito de acessibilização nas mais diferentes linguagens: Teatro, dança, exposição, show/concerto, dentre outros. O termo acessibilização visa expressar que, além de leis, cotas, e adaptações físicas para garantir a acessibilidade, é necessário também sensibilizar a sociedade para a causa da pessoa com deficiência.


Para Cris Muñoz, especialista em acessibilidade sensorial e também pessoa autista, é importante compreender a acessibilidade não apenas como inclusão do espectador. “Considera-se a dimensão paradigmática de acessibilidade que compreende como ação inclusiva a contratação de pessoas com deficiência, para além de tê-las apenas como público ou passivas nos processos do fazer cultural, político e social. Dentro do movimento da Neurodiversidade diz-se: ‘Nada sobre Nós sem Nós’”, aponta.


De acordo com a produtora do projeto, Lilian Moraes, de início, esse curso seria destinado somente à equipe artística e técnica da Casa Brasileira de Palhaços - Edição Palhaço Excêntrico Musical.  “Decidimos ampliar e facilitar o acesso de todas as pessoas interessadas no tema do curso, abrindo vagas ilimitadas, porque sabemos a importância de dialogar sobre acessibilidade e inclusão”, explica.


Cris Muñoz - Atriz, palhaça, educadora, diretora teatral, palestrante e assessora de acessibilidade e inclusão. Faz  PhD em Artes Cênicas pela UNIRIO, por meio da FAPERJ (modalidade bolsa Pós-Doutorado Nota 10). Doutora, mestra e bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO. Pós-graduação em Educação pela Universidade Veiga de Almeida/Instituto A Vez do Mestre. Formação em Direitos Humanos com ênfase em Direitos Culturais da Pessoa com Deficiência pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais. Foi professora concursada do município do Rio de Janeiro e da Escola Técnica de Teatro Martins Penna. Atualmente integra  equipe de PSFB (Palhaços Sem Fronteiras Brasil), IIAN (Internacional Inclusive Arts Network) e é professora do IIP ( Instituto Internacional de Psicanálise).

 


Serviço

Curso online sobre acessibilidade e inclusão de pessoas neurodivergentes

Com Cris Muñoz

Dias: 28 e 29 de fevereiro e 01 de março de 2024

Horário: 19 às 21 horas

Local: Google Meet

Inscrições através do e-mail circodorio@gmail.com

GRATUITO

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE