PUBLICIDADE


 

 



 

Petrópolis vai ganhar um novo complexo cultural em meio à Mata Atlântica preservada e próximo à Itaipava: o Centro Cultural Vishva Vidya. O empreendimento, sem fins lucrativos, é uma iniciativa do Instituto Vishva Vidya, que agora passa a ter a nomenclatura de organização pela abrangência e importância de seu trabalho em nível internacional. O projeto visa trazer para Petrópolis um epicentro da cultura indiana no Brasil, promovendo manifestações artísticas e culturais diversificadas que contemplam artes visuais, dança, música, atividades educativas, palestras de filosofia indiana, trabalhos com a terra, entre outros eventos.

 

O Centro Cultural Vishva Vidya vai ser construído em total integração com a natureza, em um pequeno espaço dentro de um terreno de 80 mil metros quadrados, mantendo a preservação ambiental do lugar. “Temos a preocupação em integrar nossos projetos em perfeita harmonia com a natureza, pensando na conservação dos recursos naturais. O cuidado com a Mata Atlântica que vai cercar o espaço é muito importante. Isso porque nossa intenção também é desenvolver atividades com o uso da terra e a nossa reconexão com ela”, pontuou o professor tradicional de Vedanta Jonas Masetti, fundador da Organização Vishva Vidya.

 

Além de sediar eventos que exaltem a cultura e tradições indianas, o complexo também terá espaços dedicados à produção de orgânicos, criação de animais de pequeno porte como galinhas e outros bichos. A ideia é também fazer intercâmbio com outros centros culturais no Brasil e do exterior, trazendo artistas, mestres e pessoas que desejam conhecer e mergulhar na cultura indiana e nessa conexão com a terra.

 

O local também vai ser utilizado como sede de projetos sociais como a Pequena Tribo, que oferece estudo extracurricular de graça a crianças, no contraturno escolar, com o intuito de resgatar a cultura dos povos ancestrais e desenvolver nelas competências socioemocionais. A ideia é atender às famílias do entorno do Centro Cultural para que eles conheçam mais do uso da terra e da cultura indiana.

 

“2024 vem com muitas novidades para a Pequena Tribo. Acabamos de ampliar o número de crianças atendidas e o número de escolas também. Estar dentro do Centro Cultural Vishva Vidya é dar o primeiro passo para expansão desse projeto social tão lindo para o restante do país”, comemorou o coordenador do projeto, Rodrigo Ribas.

 

O Centro Cultural é mais um empreendimento de grande porte da Organização Vishva Vidya em Petrópolis. Está em construção, em uma outra área, um Gurukulam, ou Casa do Professor, espaço de estudos onde um professor tradicional de Vedanta e estudantes residem em um mesmo local, por um período, com a função principal de aprofundar os conhecimentos védicos.

 


Movimentação Turística

Com a instalação do Centro Cultural, a expectativa é não só que o petropolitano esteja mais perto da cultura indiana, mas também fomentar turisticamente Petrópolis. O objetivo é trazer à cidade um movimento grande de pessoas de todas as partes do Brasil, como já acontece durante o Festival de Vedanta e Autoconhecimento, só que agora num fluxo mais regular.

 

A estimativa é que ao longo do ano cerca de 10 mil pessoas circulem por Petrópolis, visitantes que vêm se conectar, aprender e entender um pouco mais sobre o uso da terra e a cultura indiana. São turistas que movimentam a rede de hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem na cidade, sem falar no comércio local, bares e restaurantes que também são impactados pela vinda deles.

 

“A ideia é transformar Petrópolis em um polo referência das manifestações artísticas indianas e resgatar o valor da terra como fazem os povos originários. E com essa movimentação, toda a cadeia econômica e turística da cidade sai ganhando”, finalizou Masetti.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE