PUBLICIDADE


 

 


 


PETRÓPOLIS - Fashion Revolution é uma ONG mundial, sem fins lucrativos, presente em 100 países, criada após o desabamento do Edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava fábricas têxteis e que matou mais de 1100 pessoas e deixou mais de 2500 feridos.

 

Ao redor do mundo, todo ano, durante a semana do dia 24 de abril, são realizadas ações mobilizadoras para incentivar as pessoas a se questionarem e questionarem suas marcas favoritas sobre a produção das roupas que vestimos, como e por quem elas são feitas.

 


Em Petrópolis, desde 2020, a representante local, Camila Filardi Leal, liderou um núcleo de voluntários e parceiros para provocar mudanças e reflexões na maneira como consumimos e nos relacionamos com a moda, além de levantar questões sobre o meio ambiente e o impacto que a indústria têxtil tem no planeta e nas nossas vidas e nas de quem trabalha no setor.

 

As ações que serão promovidas nestes dez dias envolvem os mais diversos atores sociais, incluindo governantes, sociedade civil, líderes comunitários, estudantes, acadêmicos e a própria indústria da moda, que é a maior responsável pelos impactos socioambientais em larga escala. Com iniciativas que vão desde oficinas e workshops até campanhas ativistas, o objetivo é incentivar a transparência, a ética e a sustentabilidade em toda a cadeia de produção da moda. É a oportunidade para questionar as práticas convencionais da indústria atual e impulsionar mudanças em direção a um modelo de produção que assegure os direitos humanos e da natureza.

 

Um dos exemplos que envolvem esses 10 dias de ações acontecerá no dia 20 de abril, em que haverá o primeiro Dia da Manualidades na Rua na Praça da Liberdade, um dia de ação global, concebido como uma forma acessível de ativismo, para desafiar a mentalidade descartável da nossa indústria da moda, de modo a colocar a atenção na importância do fazer manual, um trabalho desvalorizado cultural e economicamente.

 

Formas de se envolver

Site da Semana Fashion Revolution: https://fashionrevolutionbrasil.org/semanafashionrevolution/

Acompanhe a programação local: https://www.instagram.com/modaconscientepetropolis/

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE