PUBLICIDADE


 

 

Ana Maria Machado, autora homenageada Flipetrópolis / Foto: Inventivo Coletivo


PETRÓPOLIS - Mais de 60 escritores petropolitanos, nacionais e internacionais estão confirmados para o Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis, que será realizado entre os dias 1º e 5 de maio, no Palácio de Cristal. A edição de estreia do Festival traz o tema “Arte, Literatura, Liberdade e Educação” e vai homenagear as autoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo e tem como patrono Juliano Moreira psiquiatra negro, que revolucionou o tratamento de pessoas com transtornos mentais no Brasil e lutou para combater o racismo científico, tendo falecido em 1933, em Petrópolis.

 

O Flipetrópolis é patrocinado pelo Grupo Águas do Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis. A curadoria é realizada em colaboração com os escritores Sérgio Abranches, Tom Farias, Leandro Garcia, Gustavo Grandinetti e Leo Cunha.

 

“Serão cinco dias onde Petrópolis vai respirar arte e literatura. Estamos muito felizes com essa parceria e poder trazer para o nosso Palácio de Cristal esse evento, gratuito e que vai principalmente, falar com as nossas crianças e jovens”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Grandes autores, como Carla Madeira, Djamila Ribeiro, Itamar Vieira Junior, Jamil Chade, Jeferson Tenório, Leonardo Boff, Andrea Pachá, Lívia Sant'Anna Vaz, Bruna Lombardi, ministra Cármen Lúcia, Edney Silvestre, Eliana Alves Cruz, Fernanda Takai e Paula Pimenta, vão participar de encontros e conversas com o público adulto e infanto-juvenil.

 

A programação conta, ainda, com prêmio de redação, exposição, lançamentos de livros, livraria, gastronomia e atividades musicais. “Preparamos uma programação plural, que alcança várias vertentes da arte e da literatura, para todos os públicos e idades. Todas as atrações são gratuitas e com acessibilidade para que todos possam aproveitar ao máximo as experiências proporcionadas pelo Festival”, destacou Afonso Borges, presidente do Flipetrópolis, e que também é responsável pelos já consolidados festivais literários internacionais de Araxá (Fliaraxá), Paracatu (Fliparacatu) e Itabira (Flitabira).

 

 

“Temos certeza que o Flipetrópolis será um sucesso. O Grupo Águas do Brasil se orgulha em participar deste momento e poder proporcionar o acesso à literatura, à arte e à cultura aos petropolitanos de forma 100% gratuita”, destacou João Henrique Tebyriça de Sá, diretor da concessionária Águas do Imperador, que faz parte do Grupo Águas do Brasil.

 


Confira outros nomes confirmados para o I Flipetrópolis

Nomes de destaque na literatura estão confirmados, incluindo a escritora tutsi de Ruanda, residente na França, Scholastique Mukasonga, e o angolano radicado em Berlim, Kalaf Epalanga, assim como os autores brasileiros Alex Gomes, Ana Maria Machado, Anderson Machado Alves, Andréa Pachá, Andrea Taubmann, Antônio Torres, Bruna Lombardi, Carla Madeira, Cármen Lúcia, Cláudia Nina, Cleber Francisco Alves, Cleia Zanatta Duarte, Conceição Evaristo, Cris Olivieri, Djamila Ribeiro, Edney Silvestre, Eliana Alves Cruz, Estevão Ribeiro, Fernanda Takai, Filipe Graciano, Flávia Justen, Gerson Valle, Gustavo Grandinetti, Itamar Vieira Junior, Jamil Chade, Jeferson Tenório, Joana Silva, Juliana Leite, Leandro Garcia (presidente da Academia Petropolitana de Letras – APL), Leonardo Boff, Lívia Sant'Anna Vaz, Lucas Ventura da Silva, Lucia Riff, Lúcio Gil, Luís Roberto Barroso, Maria Edina Portinari, Maria Lúcia Rangel, Maria Ribeiro, Marcelo Fernandes, Marta Lagarta, Mary Del Priore, Matheus Leitão, Miriam Leitão, Morgana Kretzmann, Otávio Jr, Paloma Jorge Amado, Paula Pimenta, Paulo Scott, Rafael Nolli, Renata Aquino da Silva, Ricardo Benevides, Rogério Robalinho (presidente de diversos festivais literários em Pernambuco), Rosa Amanda Strauz, Rosiska Darcy de Oliveira, Ruy Castro, Sérgio Abranches, Sérgio Augusto, Silvana Gontijo, Simone Paulino, Taiane Santi Martins, Tino Freitas, Tom Farias, Trudruá Dorrico e Ynaê Lopes dos Santos.

 


Prêmio de Redação "Arte, Literatura e Liberdade”

Em meio a uma rica programação, haverá também um prêmio de redação que envolverá todo o sistema educacional da cidade e região, tendo como tema "Arte, Literatura e Liberdade". Podem participar do concurso alunos de 4 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de Petrópolis. Ao todo, são cinco categorias (duas para “desenho” e três para “redação”), sendo que cada uma conta com 1.º, 2.º e 3.º lugares. O objetivo do Prêmio é revelar novos talentos literários e incentivar os hábitos de leitura e escrita. Os vencedores serão premiados em dinheiro, e os professores dos alunos premiados receberão livros selecionados pela coordenação do Flipetrópolis. Mais informações, assim como o regulamento do prêmio, folha de redação e desenho e autorização de participação, podem ser encontradas no site do Festival (www.flipetropolis.com.br).

 


Exposição Portinari para Crianças

Em sua primeira edição, o Flipetrópolis apresenta a exposição Portinari para Crianças, uma mostra que traz 42 obras do pintor Candido Portinari, um dos maiores nomes da arte brasileira. Os trabalhos selecionados trazem crianças se divertindo e realizando atividades lúdicas com seus brinquedos, porém também representam as várias facetas que a infância pode ter, mostradas por obras que retratam questões sociais e culturais. A curadoria da exposição é de João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari e Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari.  Totens com as representações dos trabalhos do artista estão dispostos no Palácio de Cristal, mesmo local onde o Flipetrópolis será realizado, e podem ser conferidos até o dia 5 de maio, data de encerramento do festival. As obras contam com QR Code para audiodescrição e libras. 

 


Festival Literário de Viola Caipira

O I Flipetrópolis anuncia, em paralelo, o 2.º Festival Literário de Viola Caipira.  O evento que mistura viola caipira e literatura chega pela primeira vez ao município fluminense. De 2 a 4 de maio, os músicos Fabrício Conde, Marcos Assunção e Marco Lobo, curador da programação musical, farão shows, seminários e noite de autógrafos de seus livros. As performances dos músicos acontecem sempre às 22h, no Palácio de Cristal, seguidas de encontros em formato de seminário e bate-papo. Assim como toda a programação do Flipetrópolis, o Festival Literário de Viola Caipira tem entrada gratuita. O Festival teve sua primeira edição em Itabira, em 2023, dentro da programação do 3º Flitabira - Festival Literário Internacional de Itabira.

 


Circuito Cultural de Gastronomia do Flipetrópolis

O Flipetrópolis convida restaurantes, lanchonetes e foodtrucks petropolitanos e da região para inscreverem seus estabelecimentos no Circuito Cultural de Gastronomia do Festival. Assim como os auditórios, onde serão realizadas as palestras do Flipetrópolis, a área destinada à gastronomia será alocada no Palácio de Cristal, mesmo local onde está exposta a mostra educativa “Portinari para Crianças”. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de abril clicando aqui.

 


Acessibilidade

Todos os públicos são bem-vindos ao Flipetrópolis e, por isso, há programações específicas para diferentes faixas etárias, passando por crianças, adolescentes e o público adulto. A fim de democratizar a participação da população, o evento, incluindo a exposição Portinari para Crianças e as redes sociais do Flipetrópolis, conta com acessibilidade, incluindo rampas de acesso, espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, banheiros adaptados, intérprete de libras, descrição audiovisual das obras da exposição e placas indicativas.

 

O Festival pode ser acompanhado nas redes sociais @flipetropolis, twitter.com/Flipetrópolis e facebook.com/flipetropolis, e pelo site www.flipetropolis.com.br, onde também é possível encontrar a programação completa do Flipetrópolis. Todas as atrações são gratuitas, porém os ingressos devem ser reservados no site www.sympla.com.br.

 


Serviço

Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis

Data: De 1.º a 5 de maio de 2024, de quarta-feira a domingo

Local: Palácio de Cristal - R. Alfredo Pachá, s/n - Centro, Petrópolis / Programação Digital - YouTube, Instagram e Facebook – @flipetropolis

Site: www.flipetropolis.com.br

Retirada de ingressos: https://l1nk.dev/yjuX6

Entrada gratuita



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE