PUBLICIDADE


 



PETRÓPOLIS - No próximo dia 25 de abril, quinta-feira, às 14h30, o Museu Imperial realizará mais uma edição do seu projeto emblemático "Fale-me de Petrópolis". O evento, que ocorrerá na Biblioteca do Museu, trará como tema central "A formação da comunidade portuguesa de Santa Isabel em Petrópolis no período da Ditadura Salazarista".

 

A convidada desta edição será Natalia da Paz Lage, uma destacada historiadora, doutoranda e mestra em História Política, com vasta experiência em estudos sobre a imigração portuguesa no Brasil. Ela apresentará um panorama detalhado sobre a formação da comunidade de Santa Isabel, localizada no bairro Caxambu, durante as décadas de 1940 e 1950.

 

Durante o evento, serão explorados os motivos que levaram homens, mulheres e famílias inteiras a deixarem Portugal rumo a Petrópolis, bem como a relação dessas migrações com as políticas adotadas pelo governo Salazarista na época. Relatos de vida de nove imigrantes, ainda residentes na comunidade, serão compartilhados, oferecendo uma perspectiva íntima e vívida desse período histórico.

 

O projeto "Fale-me de Petrópolis" tem como objetivo resgatar e compartilhar memórias da cidade imperial, em linha com a missão do Museu Imperial de pesquisar e comunicar a história de Petrópolis. Esta será a 47ª edição do evento, que acontece mensalmente, sempre com temas relevantes para a comunidade local.

 

O encontro é aberto ao público e não requer agendamento ou inscrição prévia. Todos estão convidados a participar e enriquecer o debate sobre a história e a identidade de Petrópolis.

 


Sobre a Convidada:

Natalia da Paz Lage é uma renomada historiadora, com mestrado em História Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ, além de ser doutoranda na mesma área. Sua pesquisa, financiada pela FAPERJ, tem como foco a imigração portuguesa no Brasil durante o período da Ditadura Salazarista. Com uma vasta experiência acadêmica e profissional, Natalia traz um olhar enriquecedor e esclarecedor para o tema em destaque.

 

 

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE