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PETRÓPOLIS - O Dia das Mães, data tradicionalmente marcada por gestos de carinho e presentes, faz bem ao coração e também para movimentar a economia. Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, a expectativa é de que 78% dos consumidores comprem pelo menos um presente para celebrar a ocasião. Com isso, a projeção é de aproximadamente 128 milhões de pessoas indo às compras, impulsionando um montante expressivo de R$ 40,21 bilhões nos segmentos de comércio e serviços. Em Petrópolis, a CDL aponta um movimento maior dos consumidores nas lojas físicas com tendência a aumentar na próxima semana, com ênfase nas vésperas da data.


“São dois movimentos: inicia com a pesquisa de preço e análise dos produtos para, na segunda fase, o consumidor efetivar sua compra. O comércio da cidade investe em vitrines convidativas, variedade e qualidade de produtos. A perspectiva é de vendas mais acentuadas a partir da semana quem, principalmente entre quarta-feira e sábado”, aponta o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.


Os presentes serão destinados principalmente às mães (75%), seguidas pela esposa (18%), a sogra (16%) e a avó (12%). Quanto aos gastos, a pesquisa revela uma diversidade de abordagens financeiras. De acordo com os dados, 18% dos consumidores planejam gastar até R$ 100, enquanto 23% têm a intenção de desembolsar entre R$ 101 e R$ 200. Em média, cada consumidor planeja adquirir dois presentes, resultando em um ticket médio de R$ 314 para todos os gastos relacionados à data.


Entre os motivos que impulsionam as compras, 54% dos entrevistados destacam o merecimento das mães pelo carinho e esforço dedicados, 23% valorizam o gesto de presentear e 18% seguem a tradição de presentear pessoas queridas.


Ao analisar as projeções de gastos, a pesquisa revela que 36% dos entrevistados planejam manter o mesmo nível de consumo do ano anterior, enquanto 34% planejam aumentar e 15% planejam reduzir seus gastos. Para a maioria dos consumidores (70%), os preços dos produtos este ano estão mais elevados em comparação com o ano passado.


Detalhando as razões por trás das decisões de gastos, 35% dos entrevistados esperam gastar mais este ano do que em 2023. Dentre eles, 44% afirmam que estão dispostos a investir em presentes de maior qualidade, 41% mencionam o aumento nos preços dos produtos desejados e 26% planejam adquirir uma quantidade maior de presentes.


Por outro lado, entre os consumidores que planejam gastar menos, 25% mencionam o desejo de economizar, outros 25% apontam para um orçamento mais apertado e 18% citam a piora do cenário econômico como razões para contenção de gastos.


Para garantir o melhor custo-benefício, a pesquisa revela que 80% dos consumidores pretendem pesquisar preços antes de realizar suas compras. A preferência recai sobre a internet, com 80% dos entrevistados utilizando esse meio para pesquisa de preços, enquanto 62% optam por meios físicos. Entre estes, as lojas de shoppings despontam como o principal destino, sendo escolhidas por 42% dos consumidores, seguidas pelas lojas de rua, preferidas por 29% dos entrevistados.


“É essencial que os comerciantes estejam preparados para oferecer opções atraentes e estratégias de precificação competitivas, além de priorizar experiências de compra seguras e convenientes, tanto online quanto offline. A pesquisa também destaca a importância da pesquisa de preços, evidenciando a necessidade de os varejistas estarem atentos à transparência e à competitividade de suas ofertas. Neste contexto, a CDL Petrópolis continuará a apoiar seus associados, fornecendo insights, recursos e orientações para maximizar o potencial desta importante data para o comércio local”, afirma Cláudio Mohammad.

 

 

 

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