O setor das cervejarias artesanais no Brasil está passando por um crescimento notável, refletindo uma tendência global que valoriza a inovação, a diversidade de sabores e o estímulo à economia local. Esse impulso está trazendo benefícios significativos, incluindo a criação de empregos e o fortalecimento da cultura cervejeira por meio de eventos e feiras. Em Petrópolis, a Deguste, recentemente declarada como Patrimônio Cultural Imaterial Municipal, está chegando a sua 100ª edição, exaltando as criações cervejeiras, a cultura e a gastronomia da cidade imperial. A próxima feira ocorrerá nos dias 11 e 12 de outubro.



Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA), em 2023, o setor de cervejas artesanais representava cerca de 2% do volume total de cerveja consumida no país, o que equivale a aproximadamente 400 milhões de litros anuais. No entanto, a taxa de crescimento é muito mais acelerada do que a média do mercado de cervejas em geral. Em um período de cinco anos, o segmento de cervejas artesanais cresceu cerca de 20% ao ano, com uma projeção de que esse crescimento continue a um ritmo robusto devido ao aumento da demanda por produtos diferenciados e de alta qualidade.



“O que percebemos é que a cerveja artesanal conquista cada vez mais um público selecionado que prioriza a qualidade e o uso de matéria-prima diferenciada nas criações. Nossos parceiros na Deguste sempre estão lançando novidades, ouvindo as sugestões e fomentando o setor com criação de vagas de emprego”, afirma o idealizador da Deguste, Rodrigo Duarte.



O setor está criando uma variedade de empregos, desde funções diretamente ligadas à produção, como mestres cervejeiros e operadores de equipamentos, até áreas de apoio como marketing, vendas e logística. A Deguste emprega 22 pessoas diretamente e outras 100 de forma indireta. Conta com cerca de 15 cervejarias, 8 pontos gastronômicos, além das bandas participantes, com 60 shows anuais.



“Outro diferencial da Deguste é proporcionar a interação direta com o público através de brincadeiras, desafios e, claro, com a participação de parceiros gastronômicos que sempre preparam novidades para a harmonização perfeita. Além disso, a Deguste mantém espaço Kids, reforçando o ambiente familiar da feira”, explica a produtora da Deguste, Gabrielle Rosendo.




Edição de outubro exalta a cultura brasileira


A Deguste já está planejando a sua 100ª edição, com novidades e muita música, mas, já em outubro, a edição será especial com homenagens à cultura brasileira nos shows, espaços e programação. A programação será divulgada em breve.


“Temos certeza de que encantará todos os adoradores da Deguste e vai atrair ainda mais visitantes para nossa cidade”, completa Rodrigo Duarte.





Patrimônio Cultural Imaterial Municipal

A Feira Deguste foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis segundo a lei n.º 8.849, de 19 de julho de 2024, assinada pelo prefeito Rubens Bomtempo e publicada no Diário Oficial. O título reforça o reconhecimento de preservação pelo Poder Público e pela sociedade.


Para conhecer as novidades da Deguste, confira o Instagram oficial: @feiradeguste

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE