O Dia D de vacinação contra a gripe Influenza acontece neste sábado (10/05). A ação, promovida pela Prefeitura, vai mobilizar 49 postos de saúde do município, das 9h às 17h. Desde o dia 2 de abril, o imunizante já estava disponível em 16 salas de vacinação da rede municipal.

 

“A proposta do dia D é ampliar a oferta da vacina para facilitar o acesso da população que precisa se imunizar e é muito importante que as pessoas do grupo prioritário estejam protegidas o quanto antes”, comentou o prefeito Hingo Hammes.

 

A vacina deste ano é trivalente (fragmentada e inativada) e protege contra os vírus tipo A/H1N1, A/H3N2 e B. O município de Petrópolis aplicou, até o dia seis de maio, 18.291 vacinas contra a Influenza, o que representa pouco mais de 21% do público-alvo. Para este dia D foram disponibilizadas 25 mil doses da vacina.

 

“Estamos nos aproximando do período mais frio do ano, quando o vírus está em circulação, a vacina leva de 10 a 14 dias para garantir a imunização e por isso é tão importante se vacinar o quanto antes”, explica o secretário de Saúde, Luís Cruzick. 

 

A influenza é uma infecção respiratória viral aguda de elevada transmissibilidade. A vacina possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Este ano, a vacina contra influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. 

 

*Veja quais são os grupos prioritários*

 

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

- Gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade

- Puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

 

*Confira a lista de postos que vão participar do dia D de vacinação contra a Influenza:*

 

ESF 1º de Maio

ESF 24 de Maio

ESF Águas Lindas

ESF Alto da Serra

ESF Alto Siméria

ESF Amazonas

Ambulatório Escola - AMBE

UBS Araras

UBS Bairro da Glória

ESF Bataillard

ESF Boa Esperança

ESF Bonfim

ESF Brejal

ESF Carangola

ESF Castelo São Manoel

ESF Castrioto

ESF Caxambu - Santa Isabela

ESF Caxambu - São Manoel

Centro de Saude Coletiva

DR Thouzet

ESF Fazenda Inglesa

Hospital Alcides Carneiro

UBS Itaipava

Centro de Saude Itamarati

ESF Jardim Salvador

ESF Lajinha

ESF Machado Fagundes

ESF Meio da Serra

ESF Menino Jesus

ESF Moinho Preto

UBS Morin

UBS Mosela

ESF Oswaldo Cruz

ESF Pedras Brancas

UBS Pedro do Rio

ESF Posse

UBS Quitandinha

UBS Retiro

ESF Santíssima Trindade

ESF São João Batista

ESF São Sebastião

ESF Sargento Boening

ESF Secretário

UBS Independência

ESF Vale das Videiras

ESF Vale do Carangola

ESF Vicenzo Rivetti

ESF Vila Felipe

ESF Vila Rica

ESF Vila Saúde

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE