Retratar a maternidade em toda a sua complexidade — sem filtros, idealizações ou clichês. Essa é a proposta da exposição “Mães Extraordinárias”, que, ao longo de quase três semanas, tem emocionado o público com relatos e retratos de mulheres que vivem maternidades potentes, corajosas e reais. Como parte do encerramento da mostra, o público é convidado para um encontro especial no sábado (17), às 15h, com a exibição do documentário “Mães Extraordinárias”, seguida da roda de conversa “Mulheres transformadas para transformar — a maternidade e seu valor no centro do mundo”. A atividade acontece na Praça da Lua, no Shopping Vilarejo, em Itaipava, com entrada gratuita.


Pensada como um espaço fluido e acolhedor de troca entre mulheres, a roda de conversa será mediada por Cissa Borges, comunicadora, artista e mãe solo de dois filhos, conhecida por suas produções sobre maternidade e sobrecarga feminina. Ao seu lado, estarão mulheres com trajetórias inspiradoras e atuações diversas, como a Capitã Endgie, que há 25 anos atua na Polícia Militar e já esteve à frente da Patrulha Maria da Penha; a advogada e psicanalista Renata Pallotino, referência no combate à violência doméstica; Karen Nunes mulher, mãe, educadora, socióloga e psicanalista; e Fabrícia Santana, personagem do projeto, mãe de três filhos e sobrevivente de uma tentativa de feminicídio.


O encontro será um convite à escuta, ao afeto e à reflexão sobre temas que atravessam o filme e a realidade de muitas mulheres, como violência contra a mulher, machismo estrutural e institucional, maternidade solo e atípica, diversidade, inclusão e igualdade de gênero em casa e no trabalho.


Para a idealizadora do projeto, a fotógrafa Bel Acosta, esse momento de partilha coletiva também é um ato de resistência. “Essas mães atravessaram silêncios e violências que, muitas vezes, foram naturalizadas pela sociedade. Abrir esse espaço de fala é uma forma de validar essas existências e reconhecer a maternidade como um ato político, afetivo e revolucionário”, afirma.


A exposição segue aberta à visitação até o dia 18 de maio, na Praça da Lua, com entrada gratuita. “Receber essa exposição e esse encontro de encerramento é reafirmar o compromisso do Vilarejo com pautas que importam, que emocionam e que transformam. É uma honra ser palco de histórias tão reais, humanas e necessárias”, declara Tiago Corrêa, administrador do Shopping Vilarejo.

 
Serviço:

Exposição “Mães Extraordinárias”  

Data: 30 de abril até 18 de maio

Horário: Durante o funcionamento do Shopping

Evento gratuito 

Exibição de documentário + Roda de Conversa 

Data: 17 de maio

Horário: A partir das 15h

Evento gratuito

Local: Praça do Sol – Shopping Vilarejo (Estrada União e Indústria, 10.035 – Itaipava)


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE