A Fiocruz, por meio do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, iniciou neste mês de maio o curso de atualização em Participação Comunitária e Controle Social na Atenção Primária de Saúde para 28 apoiadoras/es da Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis. A proposta da formação é contribuir para a qualificação das práticas em saúde nos territórios, com foco na escuta ativa da comunidade e no fortalecimento da participação social.
O curso oferece aos participantes subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de estratégias de apoio e articulação com a comunidade, além de promover o diálogo com usuários e profissionais da rede.A primeira aula aconteceu na sexta-feira, dia 9 de maio, no auditório do Centro de Saúde. A abertura contou com a presença do diretor da Fiocruz Petrópolis, Felix Rosenberg, e de Maria Zenith Nunes Carvalho, diretora da Atenção Básica do município.
Na ocasião, Felix fez uma apresentação sobre Determinação Social da Saúde, apresentando conceitos sobre Promoção da Saúde, a relação com os territórios, intersetorialidade e participação social para o enfrentamento da iniquidade em saúde no nível local. Em seguida, Norma Pontes, chefe do núcleo de gestão da educação em saúde, abordou a Origem do SUS e o controle social.
Para Felix, este é mais um exemplo da estreita colaboração entre a Fiocruz e a Prefeitura de Petrópolis, que ocorre por meio de um acordo de cooperação. “Esta ação reforça a educação permanente do pessoal de saúde como a melhor iniciativa para manter no mais alto nível o compromisso e a responsabilidade do SUS com um serviço de saúde e de promoção do bem-estar eficaz, democrático e participativo“, destacou.
A segunda aula foi realizada no dia 16 de maio e tratou de temas como Território, Classe Social e Saúde e a relação com a Atenção Primária em Saúde. Na próxima aula, os assuntos a serem debatidos são: Ferramentas de Tecnologia Social, como Diagnóstico Rápido Participativo, Cartografia Participativa e Teatro do Oprimido. Também está incluído na ementa do curso os conceitos de Práxis e Equidade em Saúde. O curso se encerrará com a elaboração pelos participantes de um Plano de Trabalho para os territórios.
Para o Secretário Municipal de saúde, Luíz Cruzick, esta é uma parceria muito importante para a Secretaria de Saúde de Petrópolis. “Desta forma, teremos uma capacitação padrão para todos os nossos profissionais com um olhar voltado para a nossa realidade. Assim, os profissionais da ponta passam a ter um cuidado especial no atendimento à população", comentou.
Com carga horária de 30 horas, a formação trata de estratégias para promoção da equidade e da participação social, além da construção de processos de territorialização e mapeamento comunitário. O curso também discute a importância da atuação integrada entre profissionais de saúde, lideranças comunitárias e usuários do sistema, para o fortalecimento das ações em saúde pública.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.