Petrópolis recebeu cinco câmeras de monitoramento para reforçar as ações de conservação da fauna silvestre em unidades de conservação da cidade. Os equipamentos, entregues pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, serão utilizados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que já está avaliando os melhores pontos de instalação nas áreas de mata preservada do município. As câmeras têm capacidade de filmar 24 horas por dia e contam com tecnologia de infravermelho, permitindo o registro de imagens também à noite.
“Essa é uma iniciativa que mostra nosso compromisso com o meio ambiente. As imagens coletadas vão contribuir diretamente com pesquisas e políticas públicas de conservação”, afirmou o prefeito Hingo Hammes. Com as câmeras, será possível coletar dados mais precisos sobre as espécies que habitam as florestas, que guardam um dos ecossistemas mais ricos do mundo.
“Estamos colocando a tecnologia a serviço da biodiversidade. Isso é fundamental para a atualização da Lista da Fauna Ameaçada – um trabalho que está sendo feito após 27 anos. Essa ação é essencial para orientar o futuro da conservação ambiental no Rio de Janeiro”, destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. “Temos hoje um governo que dá todo suporte para a pauta ambiental. O governador Cláudio Castro não diz não para o Meio Ambiente", reforçou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Pedro Alcântara, ressaltou a importância do trabalho técnico. “Nossa equipe está avaliando cuidadosamente as áreas mais estratégicas para instalação, garantindo que os dados coletados sejam realmente úteis para o mapeamento das espécies e a definição de ações efetivas de preservação”, disse.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.