A Prefeitura recebeu cerca de 150 pessoas nesta sexta-feira (23/05) para dialogar sobre a pauta de habitação. Durante a reunião, representantes das secretarias de Assistência Social e Habitação, Meio Ambiente, Defesa Civil, Fazenda e Comdep conversaram sobre projetos de construção de moradias, aluguel social, obras em áreas onde há casas interditadas, entre outros assuntos. 


"Nós sabemos que a questão habitacional é uma das mais importantes para o nosso município. Temos um déficit habitacional desafiador, famílias que estão no aluguel social e esperam uma casa há muito tempo. Nós queremos dar dignidade para quem sonha em ter a sua casa de novo. E é por isso que nós estamos trabalhando com todo empenho para encontrar terrenos, apresentar aos governos do Estado e Federal, e captar recursos para construir moradias. Esse diálogo com todos é fundamental", diz o prefeito Hingo Hammes. 


No encontro, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara, ressaltou o trabalho feito neste início de ano para viabilizar a construção de casas em Petrópolis. Ele lembrou que, em fevereiro, o prefeito Hingo Hammes assinou o contrato, ao lado do Governo do Estado, para construção de 140 unidades na Mosela pelo programa "Minha Casa, Minha Vida". Além disso, uma nova portaria do Governo Federal divulgada nesta semana abriu a possibilidade de apresentação de novas propostas habitacionais, o que pode beneficiar Petrópolis e contemplar terrenos que ainda não foram selecionados em outras etapas do programa. 


"Eu entendo bem todo sofrimento de quem perdeu o imóvel, é realocado no aluguel social e fica aguardando uma nova moradia. O aluguel social é para ser uma solução transitória, mas tem famílias que estão recebendo o benefício há muitos anos. Além disso, algumas famílias nem sempre conseguem ficar no mesmo imóvel, tem que ir buscando um novo local para morar. O município passa por dificuldades financeiras e estamos nos desdobrando para conseguir recurso federal para entregar uma unidade definitiva para essas famílias", ressaltou. 


Durante a reunião, a representante do Movimento do Aluguel Social e Moradia de Petrópolis, Cláudia Renata Ramos, transmitiu uma mensagem da subsecretária de Estado de Habitação de Interesse Social, Dianne Arrais, que ressaltou a parceria com a Prefeitura nos trâmites para possibilitar o início das obras na Mosela e também falou sobre a nova portaria federal - segundo Arrais, o objetivo é aproveitar a oportunidade para inscrever o terreno de Benfica para a nova seleção de projetos. 


Cláudia Renata ressaltou que a reunião desta sexta-feira foi uma oportunidade de promover o diálogo e a colaboração entre quem precisa e luta por moradia e o Governo Municipal. 


"A nossa luta é por moradia. Ainda tenho compromisso com famílias que são meus vizinhos, meus amigos, meus colegas de faculdade e de escola, desde 2011 no Vale do Cuiabá. Eu ainda tenho o compromisso com famílias de pessoas que morreram do lado da minha casa. A nossa dor é muito grande e aqui não tem ninguém com uma dor maior que a outra, todas são iguais. Quem tem que estar aqui falando somos nós e essa reunião é esse momento, para que os secretários também entendam que nós estamos aqui para somar e nós estamos aqui para ajudar. 


Nós precisamos nos ajudar", afirmou. 


Também participaram da reunião a secretária de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária, Adriana Kreischer; a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, e representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH).

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE