O segundo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) em Petrópolis apresentou baixo risco de infestação do mosquito. O LIRAa foi realizado entre os dias cinco e oito de maio de 2025 e ao todo os agentes de Combate às Endemias (ACE) vistoriaram 7.970 imóveis. O levantamento apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,73%, considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde (MS).


No LIRAa foram identificados 58 imóveis com criadouros dos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti, transmissores das arboviroses como Dengue, Zika, Chikungunya. Os focos mais comuns encontrados foram vasos, pratos e frascos com plantas, bebedouros para animais, recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas, entulhos de construção.


Além da atuação dos agentes de Combate às Endemias, que circulam todo o município, medidas simples por parte da população fazem toda diferença, como eliminar água parada em recipientes e descartar corretamente objetos que possam acumular água.


“É essencial trabalharmos juntos para eliminar os criadouros do mosquito em nossas casas, ruas e espaços públicos. A prevenção é a chave para evitar a propagação dessas doenças e proteger a saúde de todos”, comentou o Secretário de Saúde, Luís Cruzick, lembrando das ações realizadas pela Prefeitura desde o início do ano para combater o mosquito e conscientizar a população sobre os riscos da dengue e outras doenças causadas pelos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE