O Dia dos Pais deve injetar R$
27,13 bilhões na economia brasileira este ano, segundo levantamento da
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. A expectativa,
mesmo diante de uma leve retração no número de consumidores em relação ao ano
passado, é de forte movimentação no comércio nos próximos dias — inclusive em
Petrópolis, onde lojistas já reforçam os estoques e as vitrines.
De acordo com a pesquisa, 65% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais, o que equivale a cerca de 106,3 milhões de brasileiros — 4,6 milhões a menos do que em 2024. Mesmo assim, a data continua sendo estratégica para o varejo.
Em Petrópolis, a Câmara de
Dirigentes Lojistas (CDL) acompanha de perto o comportamento do consumidor e
aposta no apelo afetivo da data para estimular as vendas. “Apesar da redução no
número de compradores em nível nacional, os lojistas petropolitanos estão
otimistas. O Dia dos Pais tem grande peso emocional e, com criatividade e
promoções, o comércio local deve atrair os consumidores”, avalia Cláudio
Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.
A pesquisa mostra que 31% dos
entrevistados pretendem gastar mais do que no ano passado. Desses, 58% afirmam
que querem comprar presentes melhores, enquanto 36% querem adquirir mais itens
e 34% apontam o aumento de preços como fator decisivo. Por outro lado, 18%
pretendem gastar menos, principalmente para economizar (49%), em função de
dificuldades financeiras (38%) ou dívidas em atraso (30%).
Ainda segundo o levantamento,
62% dos consumidores percebem aumento nos preços este ano. Mesmo assim, 76%
pretendem pagar os presentes à vista, sendo que o PIX será o meio preferido
(46%), seguido do cartão de débito (18%). Já entre os que vão parcelar (39%), o
cartão de crédito aparece como principal escolha (30%), com média de 3,4
parcelas.
Para Cláudio Mohammad, as
formas de pagamento também refletem o comportamento mais cauteloso do
consumidor. “A preferência pelo pagamento à vista mostra que o consumidor está
mais atento ao orçamento. Isso exige do comércio local estratégias mais
inteligentes, com ofertas claras, parcelamentos facilitados e atendimento
personalizado”, diz.
A pesquisa revela ainda que
78% dos entrevistados pretendem pesquisar preços antes da compra — a maioria no
ambiente online (81%) e 68% em lojas físicas. Além disso, vitrines bem montadas
continuam sendo decisivas: 36% dos consumidores dizem se influenciar por elas,
seguidas por buscadores online (32%) e publicações no Instagram (31%).
Entre os presentes, a maioria
será comprada pelos próprios filhos (57%), mas também há quem vá às compras
para o esposo (19%), sogro (11%) e pai dos filhos (10%). Quase 80% dos
entrevistados vão pagar sozinhos pelos presentes, enquanto 16% dividirão os custos,
principalmente com irmãos e cônjuges.
“Nosso comércio tem tradição,
qualidade e atendimento personalizado, que fazem toda a diferença em datas como
o Dia dos Pais. É uma oportunidade não só para aumentar as vendas, mas também
para fortalecer o vínculo entre lojistas e consumidores locais”, analisa
Claudio Mohammad.
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