O Dia dos Pais deve injetar R$ 27,13 bilhões na economia brasileira este ano, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. A expectativa, mesmo diante de uma leve retração no número de consumidores em relação ao ano passado, é de forte movimentação no comércio nos próximos dias — inclusive em Petrópolis, onde lojistas já reforçam os estoques e as vitrines.


De acordo com a pesquisa, 65% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais, o que equivale a cerca de 106,3 milhões de brasileiros — 4,6 milhões a menos do que em 2024. Mesmo assim, a data continua sendo estratégica para o varejo.


Em Petrópolis, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) acompanha de perto o comportamento do consumidor e aposta no apelo afetivo da data para estimular as vendas. “Apesar da redução no número de compradores em nível nacional, os lojistas petropolitanos estão otimistas. O Dia dos Pais tem grande peso emocional e, com criatividade e promoções, o comércio local deve atrair os consumidores”, avalia Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.


A pesquisa mostra que 31% dos entrevistados pretendem gastar mais do que no ano passado. Desses, 58% afirmam que querem comprar presentes melhores, enquanto 36% querem adquirir mais itens e 34% apontam o aumento de preços como fator decisivo. Por outro lado, 18% pretendem gastar menos, principalmente para economizar (49%), em função de dificuldades financeiras (38%) ou dívidas em atraso (30%).


Ainda segundo o levantamento, 62% dos consumidores percebem aumento nos preços este ano. Mesmo assim, 76% pretendem pagar os presentes à vista, sendo que o PIX será o meio preferido (46%), seguido do cartão de débito (18%). Já entre os que vão parcelar (39%), o cartão de crédito aparece como principal escolha (30%), com média de 3,4 parcelas.


Para Cláudio Mohammad, as formas de pagamento também refletem o comportamento mais cauteloso do consumidor. “A preferência pelo pagamento à vista mostra que o consumidor está mais atento ao orçamento. Isso exige do comércio local estratégias mais inteligentes, com ofertas claras, parcelamentos facilitados e atendimento personalizado”, diz.


A pesquisa revela ainda que 78% dos entrevistados pretendem pesquisar preços antes da compra — a maioria no ambiente online (81%) e 68% em lojas físicas. Além disso, vitrines bem montadas continuam sendo decisivas: 36% dos consumidores dizem se influenciar por elas, seguidas por buscadores online (32%) e publicações no Instagram (31%).


Entre os presentes, a maioria será comprada pelos próprios filhos (57%), mas também há quem vá às compras para o esposo (19%), sogro (11%) e pai dos filhos (10%). Quase 80% dos entrevistados vão pagar sozinhos pelos presentes, enquanto 16% dividirão os custos, principalmente com irmãos e cônjuges.


“Nosso comércio tem tradição, qualidade e atendimento personalizado, que fazem toda a diferença em datas como o Dia dos Pais. É uma oportunidade não só para aumentar as vendas, mas também para fortalecer o vínculo entre lojistas e consumidores locais”, analisa Claudio Mohammad.

 

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