![]() |
Blumenberg Volkstanz Blumenberg |
Quem passa pela Bauernfest observa que a cultura germânica permanece viva nas danças e trajes típicos
espalhados pela cidade. A preservação dessa identidade está diretamente ligada
ao trabalho dos grupos folclóricos de dança alemã, que completam mais de 30
anos de atuação em Petrópolis. O primeiro deles, o Bergstadt, foi criado em
1990. Hoje, sete grupos integram a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de
Petrópolis (AGFAP), fundada em 2000.
As apresentações acontecem no
palco Koblenz, nos jardins do Palácio de Cristal, e reconstroem cenas
inspiradas nas tradições trazidas pelos primeiros colonos alemães, que chegaram
à cidade em 1845. Cada grupo realiza pesquisas sobre figurinos, coreografias e
trilhas sonoras para garantir representações próximas às origens. Além das
apresentações, participam de eventos culturais, comerciais e educativos durante
todo o ano.
Com categorias que vão da infantil a master, os grupos promovem oficinas, vendem produtos típicos, participam de festivais e fazem mais de 100 apresentações por ano em várias regiões do país.
Confira os grupos folclóricos
da cidade:
- Bergstadt – Foi o primeiro grupo da cidade, fundado por jovens idealistas em 25 de agosto de 1990. O objetivo foi, através do cultivo de danças e músicas folclóricas alemães, resgatar as tradições trazidas pelos antepassados germânicos. Cada categoria tem suas danças e trajes específicos, sempre com a preocupação de pesquisar por fontes seguras, no Brasil e na Alemanha, informações corretas sobre coreografias e indumentária, a fim de transmitir para o público uma projeção folclórica mais autêntica possível. O grupo conta com quatro categorias: infantil, juvenil, adulto e master.
Bauerngruppe - Foi fundado em primeiro de abril de 1991, o nome significa grupo camponês e faz menção a tradicional Bauernfest. O grupo já ultrapassou a marca de 1.300 apresentações em mais de 35 cidades de cinco estados brasileiros. O grupo tem dois gigantescos painéis cenográficos que criam uma identidade visual, propiciando um fantástico dinamismo no intervalo entre as danças. São quatro categorias: infantil, juvenil, adulto e master.
- Mosel Volkstanze - Fundado no dia 14 de novembro de 1991, é o terceiro grupo da cidade. O nome Mosel faz referência à um rio, o Mosela (em francês Moselle, em alemão Mosel e em luxemburguês Musel) que é um rio do nordeste da França, de Luxemburgo e do oeste da Alemanha. O grupo conta apenas com a categoria adulta.
- Rheinland Pfalz – Fundado em 22 de outubro de 1994, o grupo recebeu este nome que faz referência a exata região de onde vieram os primeiros colonos que trabalharam no ambicioso projeto urbanístico do engenheiro Júlio Frederico Koeler para construção de Petrópolis. O grupo é caracterizado por danças alegres e descontraídas, valorizando as diferentes regiões germânicas. O grupo conta com as categorias: infantil, juvenil e adulto.
- Petrópolis Danças Folclóricas - Fundado em 24 de fevereiro de 1996 com o intuito do resgate das tradições dos vários povos, raças e culturas que compõem o Brasil e com o propósito de divulgar a cidade de Petrópolis. O grupo se diferencia dos demais por ser assumidamente multinacional e em suas apresentações e se prestar a mostrar para o público a cultura de vários povos, levando o espectador à uma viagem pelo tempo e espaço. As apresentações do Petrópolis Danças Folclóricas são alegres e vibrantes e conta com as categorias: infanto-juvenil e adulto.
- Kaiserstadt Kulturkreis – Fundado em primeiro de fevereiro de 1996 por um grupo de jovens que se reuniu para falar de seu entusiasmo e do desejo de arregaçar as mangas para fazer a diferença, resgatando os costumes culturais dos imigrantes alemães. Em fevereiro de 1997 criaram o “Centro Cultural Cidade Imperial" e também foram iniciados os trabalhos com teatro. O grupo conta com duas categorias: infanto-juvenil e Adulto.
- Blumenberg Volkstanz Blumenberg - Fundado em seis de janeiro de 2001, conta com integrantes de quatro a 60 anos. Os trajes selecionados para as categorias são, em sua maioria, originários da região sul da Alemanha e da Áustria, possuindo também o Monchguter Fischertracht - traje de pescadores originário da ilha de Rugen, na Pomerânia. O grupo possui um repertório de danças tradicionais e de difícil execução, onde se destacam os Schuhplattler e Landler. São quatro categorias: infantil, juvenil, adulto e master.
Esses grupos são parte da
memória viva da cidade e seguem contribuindo com a preservação e transmissão da
herança cultural germânica em Petrópolis.
Siga-nos nas mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.