Com a proximidade do dia 15 de
agosto, data marcada para a nova empresa vencedora do leilão da BR-040 assumir
a concessão da rodovia, o Movimento Petrópolis 2030 reforça seu alerta quanto à
urgência de diálogo e articulação entre os agentes envolvidos no processo. A
menos de 30 dias da mudança, o grupo — que reúne atualmente 30 entidades representativas
da sociedade civil e dos setores produtivos da cidade — quer estabelecer uma
relação de diálogo e transparência com a nova concessionária e com a
participação da sociedade, incluindo representantes de áreas econômicas. O
deputado federal Hugo Leal, que tem papel decisivo no leilão para nova
concessão, é o porta-voz do Movimento junto à Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT) e o consórcio Nova Estrada Real.
A nova concessão do trecho da
BR-040 entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro foi definida em leilão
realizado em 30 de abril. O vencedor foi o Consórcio Nova Estrada Real, que
ofereceu um desconto de 14% sobre a tarifa básica de pedágio. Esse projeto de
concessão tem duração prevista de 30 anos e abrange 218,9 km de rodovias,
incluindo trechos da BR-040 e da BR-495. O consórcio anunciou investimentos
estimados em R$ 5,1 bilhões para obras e R$ 3,77 bilhões em custos
operacionais.
A principal preocupação do
Movimento é evitar que se repita o histórico de omissão e descaso registrado na
gestão da Concer. Desde 1996, início da concessão, a empresa acumulou promessas
não cumpridas, obras paralisadas e um evidente descompromisso com Petrópolis.
Um dos ícones do não cumprimento do contrato é o abandono da construção da nova
pista de subida da serra. A conclusão desta intervenção encabeça a pauta
com mais de 20 reivindicações entre obras, programas e serviços que o
Movimento prega estarem em operação até 2030 como forma de retomada do
desenvolvimento econômico de Petrópolis.
“Estamos acompanhando atentos
a essa transição e o Movimento propõe criar um canal de diálogo, desde o
início, para garantir que os interesses de Petrópolis sejam respeitados. O
deputado Hugo Leal está levando este pleito à concessionária e a ANTT, além de
pontos já estabelecidos como prioritários para a cidade na gestão da rodovia”,
afirma Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis e coordenador do
Movimento Petrópolis 2030.
É objetivo do grupo, assim que
a empresa assumir a concessão, promover uma agenda efetiva e sistemática com os
agentes envolvidos, incluindo os órgãos fiscalizadores, inclusive com encontros
presenciais envolvendo os representantes do poder público municipal, estadual e
federal e os setores econômicos da cidade. A ideia é pactuar compromissos e prazos
— e, mais importante, garantir que eles sejam cobrados e cumpridos. A nova
subida da serra é a principal pauta de trabalho do movimento que trabalha pela
implementação de itens considerados prioritários para a economia da
cidade até 2030.
“O momento de agir é agora. Se
deixarmos passar esse início sem articulação, corremos o risco de reviver os
mesmos erros do passado. Precisamos de uma nova história para a BR-040, com
transparência, responsabilidade e compromisso com Petrópolis”, completa
Mohammad. O Movimento Petrópolis 2030 ressalta que essa articulação não é
apenas necessária, mas estratégica para o futuro da cidade. A BR-040 é a
principal via de acesso aos mais de dois milhões de turistas que visitam a
cidade por ano, além de ser essencial para o escoamento de produção de 277
indústrias locais e para a rotina de mais de 10 mil petropolitanos que se
deslocam diariamente à Região Metropolitana do Rio.
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