Pianista Miriam Grosman

 

A pianista Miriam Grosman, Professora Titular da Escola de Música da UFRJ e uma das mais respeitadas intérpretes da música de concerto no Brasil, realiza apresentação gratuita neste domingo, 20 de julho, às 17h, no Teatro Reynaldo Chaves, localizado na Escola de Música Santa Cecília, à Rua General Osório, 192 - Centro, em Petrópolis. O recital integra a programação do projeto Arte Diversa, promovido pelo Instituto Municipal de Cultura e viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

 

No programa, obras de diferentes períodos e escolas estéticas compõem um repertório cuidadosamente selecionado, que vai do barroco de Bach à expressividade romântica de Chopin, passando pelo lirismo de Mendelssohn e pelas cores brasileiras de Francisco Mignone. Serão executadas as peças Eu Te Invoco, Senhor, de Bach-Busoni; Andante com Variações opus 82 nº 10, de Mendelssohn; Improviso Romântico, Valse Élégante e Tango, de Mignone; além de Improviso opus 29 e Barcarolle opus 60, de Chopin.

 

Com sólida formação acadêmica – é Doctor of Musical Arts pela Catholic University of America (Washington DC) e Mestre em Música pela UFRJ –, Miriam Grosman é referência na docência e performance pianística. Atuou em instituições acadêmicas no Brasil, Europa e Estados Unidos, e já se apresentou como solista e camerista em palcos de renome. Sua atuação como integrante do Trio Francisco Mignone, ao lado de Afonso de Oliveira (flauta) e Ricardo Santoro (violoncelo), resultou na gravação de obras inéditas do compositor, reconhecida com a cotação máxima da revista francesa Diapason. Segundo o crítico Carlos Dantas, sua interpretação dos Estudos Transcendentais de Mignone revela “dinâmica filigranada e conduta técnica dominada senhorilmente. Performance nota 10.”.

 

A apresentação acontece no Teatro Reynaldo Chaves, que abre as portas ao público às 16h30. A entrada será por ordem de chegada e o espaço comporta até 120 pessoas — a organização recomenda chegar com antecedência. A Escola de Música Santa Cecília, reconhecida como Ponto de Cultura e presidida por Janine Meirelles, mantém até o fim do ano uma agenda com vinte apresentações gratuitas. “Oferecer espaço para que artistas locais e da região se apresentem é parte essencial do processo de um Ponto de Cultura. O palco é onde o artista deve estar”, afirma Janine.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp (24) 2242-2191 ou pelas redes sociais da Escola de Música Santa Cecília: @emusicasantacecilia no Instagram e @santaceciliapetropolis no Facebook.

 

Serviço

Escola de Música Santa Cecília

Rua General Osório, 192

(25620-160) Centro, Petrópolis – RJ

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE