A mobilidade urbana de
Itaipava deu um passo importante com a confirmação da retomada das obras de
pavimentação e alargamento da Rua Joaquim Agante Moço, no terceiro distrito de
Petrópolis, com recursos da Caixa Econômica Federal por meio de um convênio com
a Prefeitura. Ao mesmo tempo, a associação UNITA — Unidos por Itaipava —
entregou ao deputado federal Hugo Leal um pacote de projetos técnicos que
propõem soluções estruturais para os principais gargalos viários da região e
que devem ser encaminhados à nova concessionária da BR-040, assim como seu
órgão fiscalizador, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A Rua Agante Moço, localizada
atrás do Parque de Exposições, é considerada estratégica para reorganizar o
fluxo de veículos no centro comercial de Itaipava, especialmente nos horários
de pico. A obra havia sido iniciada em 2024, mas foi abandonada pela
prefeitura. Agora, será viabilizada por meio de convênio com a Caixa Econômica
Federal no valor de R$ 3,8 milhões, com recursos federais em fase final de
liberação. A retomada só foi possível após articulação da UNITA junto ao
deputado Hugo Leal, que também apoia os demais projetos propostos pela
entidade.
Entre as propostas
apresentadas estão uma nova ligação entre a BR-040 e a BR-495, na altura do Bramil,
que faz parte do escopo de obras a serem executadas pela nova concessionária
que vai administrar a Rio Juiz de Fora; reformulação do Trevo de Bonsucesso,
com separação de fluxos para Nogueira e Itaipava; uma ponte conectando o
Hortomercado Municipal ao Fórum sobre Rio Piabanha; e a duplicação da Estrada
União e Indústria no coração comercial de Itaipava, com implantação de sistema
binário. Também integra o pacote o projeto de uma nova entrada pela Estrada do
Catobira, desenvolvido pela associação NovAmosanta.
De acordo com Alexandre
Plantz, presidente da UNITA, as propostas foram elaboradas de forma voluntária
por engenheiros e arquitetos ligados à associação, com base em critérios
técnicos, foco na eficiência e respeito ao traçado urbano. “A retomada da
Agante Moço é um marco, mas queremos ir além. Estamos propondo intervenções
maduras, que evitam desapropriações desnecessárias e dialogam com a identidade
de Itaipava. É um trabalho feito com responsabilidade e com o olhar de quem
vive o dia a dia do distrito”, afirmou.
A UNITA quer seguir diálogo
com o poder público, a nova concessionária da BR-040 e demais entidades civis
para que os projetos avancem em etapas, priorizando os pontos mais críticos e
de maior impacto para a população. “A associação reforça seu compromisso com um
desenvolvimento urbano participativo, sustentável e conectado às reais
necessidades dos moradores e visitantes de Itaipava”, aponta Alexandre Plantz.
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