Foto: Reprodução Facebook



Faleceu nesta segunda-feira (4), aos 77 anos, o artista plástico, ator e diretor cênico Arthur Varella, em decorrência de complicações pós-cirúrgicas após um aneurisma na aorta. Figura emblemática da cena cultural de Petrópolis, ele será velado a partir das 10h na Funerária Oswaldo Cruz. O sepultamento está marcado para as 16h30.


Nascido em 5 de março de 1948, Arthur Varella começou a se expressar pelas artes ainda menino, por meio do desenho e da pintura. Foi discípulo do consagrado artista Jordi Massansalvador e construiu uma sólida trajetória nas artes visuais, com mais de 400 telas assinadas. Definia seu estilo como “figurativo experimental”, buscando traduzir emoções nas imagens.


Aos 18 anos, deu os primeiros passos no teatro, onde construiu uma carreira extensa como ator e diretor, somando mais de 60 montagens e participações em duas novelas da TV Globo. Também deixou sua marca no Carnaval: foi autor de enredos e carnavalesco por três décadas em Petrópolis e por três anos no Rio de Janeiro, com dois desfiles assinados por ele na Marquês de Sapucaí.


No serviço público, atuou como Diretor Legislativo da Câmara Municipal de Petrópolis por quase 30 anos e exerceu funções de direção em órgãos de cultura da cidade. Nos últimos anos, era diretor cênico e professor de teatro do Grupo Dó Ré Mi, referência local na formação artística de jovens.


Arthur era casado há 40 anos com a jornalista Marilízia de Azevedo Varella Guedes, com quem teve uma filha. Deixa também uma neta. Seu legado, tecido com arte, talento e generosidade, seguirá vivo na memória da cultura petropolitana.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE