A segunda edição do Festival do Chocolate de Petrópolis chegou ao fim neste domingo (3) com números que
consolidam o evento como um dos principais do calendário anual da cidade.
Realizado nos fins de semana de 25 a 27 de julho e de 1º a 3 de agosto, o
festival reuniu mais de 100 mil pessoas no Palácio de Cristal e anuncia
expansão para o próximo ano, com mais dias de evento, que passa a ser de quarta
a sexta, entre 22 a 26 de julho e 29 de julho a 2 de agosto.
Além das vendas expressivas de
chocolate - mais de 3 toneladas - os expositores também embarcaram nas vendas
do morango do amor, que se tornou sensação entre o público e gerou filas nas
barracas. A popularidade da iguaria refletiu a tendência nacional e impulsionou
as vendas no evento. Para atender à alta demanda, os produtores chegaram a
reforçar seus estoques e buscar insumos extras, demonstrando o impacto direto
do festival na movimentação da economia local.
O festival também chamou
atenção pela diversidade da programação, com shows gratuitos, workshops e
oficinas, além de ações de acessibilidade. Um dos atrativos foi o espetáculo
musical “Mundo do Chocolate: Dom Cacau ao Encontro da Magia”, que contou com
sessões gratuitas, bailarinos caracterizados como seres mágicos e uma oficina
sensorial realizada antes de cada apresentação. A atividade, voltada
principalmente ao público com deficiência visual, permitia que os espectadores
interagissem com os figurinos e elementos cênicos do espetáculo por meio do toque.
O espetáculo também contou com intérpretes em libras, sendo acessível também
para deficientes auditivos.
Para o organizador do evento,
Rodrigo Duarte, os resultados desta segunda edição confirmam o potencial de
crescimento do festival. “O evento confirmou seu sucesso, que já tinha sido
presente na primeira edição. A cidade abraçou o evento e o público respondeu
com entusiasmo”, afirmou.
Além das atrações culturais e
oficinas, o Festival do Chocolate contou com dezenas de expositores de
chocolate artesanal, gastronomia local, doces e artesanato, que movimentaram a
economia criativa da cidade. O evento teve entrada gratuita e promoveu
experiências para toda a família, consolidando-se como uma das principais
celebrações da alta temporada em Petrópolis.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.