A Praça Visconde de Mauá, a tradicional Praça da Águia, será palco da 5ª Temporada do Festival Literário Energia Para Ler, entre os dias 26 e 28 de agosto. Após passar por Carmo, o evento chega a Petrópolis com uma programação gratuita e diversificada que une literatura, música, teatro, dança e artes visuais.
Com o tema “Vida é fazer todo sonho brilhar”, o festival valoriza o protagonismo local e incentiva a participação de alunos da rede municipal, artistas e produtores culturais. Durante esta edição, cerca de 30 mil kits literários serão distribuídos gratuitamente para estudantes e professores das cidades participantes.
A abertura, no dia 26, terá programação voltada para as crianças, com destaque para a apresentação “Bia, conta e canta”, da educadora musical Bia Bedran, ícone do teatro e da TV infantil. À tarde, o cantor petropolitano Pedro Ribeiro anima o público no Happy Hour, seguido pelo Simpósio de Educação e Cultura, com os professores e escritores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo.
No dia 27, o grande destaque será o Café Literário, com a participação da escritora petropolitana Cristina Ferreira, do diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Junior, e da professora Marcela de Castro Alves, diretora do Departamento de Educação Infantil do município. O dia também terá apresentações artísticas e o show de Amanda & Matheus.
A programação do dia 28 reúne música, literatura e reconhecimento cultural. Entre os destaques estão o Festival Jongo Afro Serra, a premiação do Concurso Luzes da Cidade, que dará tablets, bicicletas e celulares a alunos da rede municipal, e o concerto da Camerata de Charbel, formada por crianças e jovens do Caxambu sob regência do maestro Marco Aureh. Também se apresentam a Banda Marcial Germano Valente e autores locais como Catarina Maul, Lea, Raíssa e Valéria Cardoso, em mais um Café Literário.
Outro momento aguardado será o lançamento do livro “O Rebuliço do Bicho Esquisito”, de Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, apresentado recentemente na Bienal do Livro. A obra em versos convida o público a uma aventura poética pelos bichos da floresta.
Para as crianças, a diversão continua com espetáculos como Toy Story, O Circo Chegou!, A Fábula do Jacaré e o Macaco e O Casamento da Dona Baratinha, além de brincadeiras conduzidas pela animadora Letícia Prado, da Agitação Festas.
Realizado pela Motivos Produções, o festival conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Enel. “Participar dessa iniciativa é fortalecer laços com a comunidade e incentivar o acesso democrático à leitura e às artes, especialmente para crianças e jovens”, destacou Hélio Muniz, diretor de Comunicação da Enel no Brasil.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.