Nova gestão assume em outubro
O atraso na assinatura do
contrato da nova concessão da BR-040 — agora previsto para 29 de setembro —
adia para outubro a entrada em operação do Consórcio Nova Estrada Real no
trecho entre Rio e Juiz de Fora. O Movimento Petrópolis 2030, que reúne 30
entidades e representa mais de 20 setores da economia local, esteve presente na
reunião convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) para assegurar que as
prioridades da cidade estejam no centro das ações iniciais no chamado Plano dos
100 Dias, um cronograma proposto pelo MPF para garantir intervenções
emergenciais.
O encontro, realizado nesta
terça-feira (12), foi conduzido pelas procuradoras da República Luciana Gadelha
e Vanessa Seguezzi e reuniu representantes das prefeituras de Petrópolis, Areal
e Três Rios, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit),
da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Nacional de Transportes
Terrestres, da nova concessionária Nova Estrada Real e de entidades da
sociedade civil, como NovAmonsanta e Fecomércio.
A presença do Petrópolis 2030
representou diretamente setores-chave como comércio, turismo, indústria,
construção civil, serviços e logística, reforçando a importância estratégica da
BR-040 para a economia regional e para a segurança de milhares de usuários
diários. O Movimento fala em nome de setores da economia que mantém 100 mil
pessoas ocupadas na cidade e que são afetados diretamente pelas deficiências no
principal acesso a Petrópolis.
Subida da Serra e ponte do
Aranha Céu entre as urgências
O Plano de 100 Dias, que será implementado assim que a nova concessionária
assumir, prevê medidas emergenciais como recuperação de trechos críticos,
manutenção do pavimento, contenção de encostas — com atenção especial à subida
da Serra de Petrópolis — limpeza e roçada da faixa de domínio, drenagem e
melhorias na sinalização. Também foram levantados problemas como alagamentos na
altura da Reduc, em Duque de Caxias, e o alto índice de acidentes entre os
quilômetros 50 e 70, na região de Araras.
Além das ações pontuais
previstas no Plano de 100 dias, intervenções estruturais também foram elencadas
pelos representantes da sociedade presentes na reunião como
antecipação da obra da nova ponte sobre o Aranha Céu - originalmente
prevista para o quinto ano da concessão - diante da precariedade e
dos riscos estruturais e a nova pista de subida da serra, abandonada desde
2016.
Cobrança por execução e transparência
Para Cláudio Mohammad,
presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis e coordenador do
Movimento Petrópolis 2030, este é um momento crucial para garantir que a nova
gestão da BR-040 comece com resultados concretos: “a BR-040 é um eixo vital
para o desenvolvimento econômico de Petrópolis e de toda a região. O atraso na
transição não pode ser desculpa para adiar soluções urgentes. Queremos ver as
ações do Plano de 100 Dias acontecendo de forma rápida, eficiente e
transparente, porque é disso que dependem o escoamento da produção, o turismo e
a segurança de quem circula pela rodovia diariamente.”
Já Charles Rossi, assessor da
CDL Petrópolis e gerente executivo do Movimento Petrópolis 2030, reforça que o
acompanhamento da sociedade civil será permanente: “não estamos apenas
acompanhando de longe. Vamos fiscalizar, cobrar e participar ativamente,
levando as demandas de mais de 20 setores da economia para que o diálogo com a
nova concessionária seja constante e produtivo. A BR-040 precisa deixar de ser
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