O Cineclube Casa Stefan Zweig recebe neste sábado, 20 de setembro, a exibição do documentário Utopia Tropical, dirigido por João Amorim, seguida de conversa com o cineasta. A sessão começa às 16h30, com entrada franca e lugares limitados.


O longa nasceu a partir de diálogos entre o linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky e Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil. Ao longo de 78 minutos, a obra propõe uma reflexão sobre os sonhos de uma América Latina mais justa e plural, em meio a processos de ascensão e queda de diferentes regimes de esquerda, e examina como corrupção e manipulação da mídia marcaram esse período.


Chomsky e Amorim oferecem uma análise crítica sobre a influência cultural dos Estados Unidos na região, explorando os impactos das mudanças políticas sobre minorias, povos originários, meio ambiente e economia. O documentário combina este olhar privilegiado com uma trilha sonora que reúne nomes icônicos da música brasileira, como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil.


Após a exibição, o diretor João Amorim participará de um debate com o público, contextualizando as escolhas do filme e aprofundando a discussão sobre os desafios contemporâneos da América Latina.


Serviço

Utopia Tropical (João Amorim, Brasil/EUA, 2023)
Debate com o diretor João Amorim
Sábado, 20/09/2025, às 16h30
Casa Stefan Zweig – Rua Gonçalves Dias, 34
Entrada franca – lugares limitados

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE