Foto: Luiz Pistone

 

O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/ Fiocruz Petrópolis iniciou na sexta-feira (12) a formação em controle social e participação popular em Atenção Primária em Saúde para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que atuam em cinco territórios do município. Com carga horária de 60 horas, o curso é resultado de um acordo de cooperação entre a Fiocruz Petrópolis e a Secretaria Municipal de Saúde.

 

A proposta da formação é contribuir para a qualificação das práticas em saúde nos territórios, com foco no fortalecimento da participação social mediante a escuta ativa da comunidade. O curso oferece aos participantes subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de estratégias de apoio e articulação com a comunidade.

 

A aula inaugural contou com uma mesa de abertura formada por Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí; Fabíola Heck, superintendente da Atenção Primária da Secretaria de Saúde e Norma Pontes, chefe do Núcleo de Gestão da Educação em Saúde (Nuges) no município.

 

Para Felix, a participação do Agente Comunitário de Saúde é um elemento essencial nas políticas públicas do país e no apoio às comunidades. “Estamos convictos de que o trabalho, a capacitação, a discussão, a ação conjunta com os agentes comunitários de saúde são essenciais, pois são quem representam o poder público no local, são agentes de transformação dentro das comunidades”, disse.

 

Na ocasião, Fabíola Heck destacou que a intenção neste curso é fortalecer a atenção primária, alinhando-se com o modelo da Estratégia Saúde da Família. Norma Pontes acrescenta que a formação é uma maneira de traduzir em ações o pensamento da Secretaria sobre a Atenção Primária no município. “É a realidade do território no processo de trabalho das equipes, que se aproxima, aprofunda relações culturais e políticas com essa população e procura construir saberes, trocar experiências para avançar em um modelo de cuidado efetivo, potente nos territórios”, afirma.

 

Para o secretário de Saúde, Luís Cruzick, a formação representa um passo importante para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Petrópolis e é uma forma de reconhecer e valorizar o papel estratégico desses profissionais na promoção da saúde e na escuta ativa das demandas da população.


 

Intersetorialidade e participação social

 

Felix iniciou a formação com uma aula sobre “Intersetorialidade e participação social para o enfrentamento das inequidades em saúde no nível local”, explicando a inserção da saúde, no sentido ampliado, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS e abordando os temas de Território, Classe Social e Saúde e Atenção Primária de Saúde. Ele concluiu com uma breve apresentação do papel e ações do Fórum Itaboraí no combate às inequidades em saúde e as ideias para as ações futuras.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE