O sabor da gastronomia se une à magia do cinema em mais uma edição do Petrópolis Gourmet, que acontece entre os dias 17 de outubro e 2 de novembro. Idealizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), o festival chega à sua 25ª edição com novidades que prometem aproximar ainda mais o público da experiência gastronômica. Nesta terça (09), no Meat, restaurateurs foram apresentados à proposta do festival deste ano, considerado pelo Ministério do Turismo com um dos cinco mais importantes do país. Mais de 30 empresários conheceram de perto a dinâmica do festival 2025.
O evento vai abranger dois formatos. No primeiro fim de semana, de 17 a 19 de outubro, o Estação Locanda, em Itaipava, se transforma em palco do encontro entre chefs renomados e o público, em uma proposta que une degustação, interação e cultura. A curadoria desta etapa ficará por conta da Deguste, tradicional festival cervejeiro da cidade, que traz sua expertise para potencializar a experiência.
Paralelamente, e até o dia 2 de novembro, restaurantes, bares e cafeterias participantes apresentam pratos exclusivos, inspirados na sétima arte, especialmente em filmes, séries e novelas que tiveram Petrópolis como cenário – são mais de 40 produções realizadas na cidade, incluindo internacionais.
“O turismo gastronômico é uma mola propulsora do setor. O Petrópolis Gourmet sempre cumpriu esse papel de promover a cidade, valorizar seus talentos e projetar nossa culinária para além das fronteiras locais”, destacou Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, na apresentação aos empresários.
A experiência de um festival que também se desdobra fora das casas participantes já havia sido testada com sucesso em Itaipava. “Quando levamos o evento ao Parque de Exposições, vimos como esse formato aumenta a visibilidade do festival e traz novos públicos. O Estação Locanda é um espaço que agrega energia e potencializa o encontro da gastronomia com a cultura”, afirma Marco Müller, diretor executivo do PCVB.
A parceria com a Deguste reforça a vocação de Petrópolis para unir boa mesa, turismo e lazer. “O Estação Locanda foi escolhido por proporcionar uma experiência diferente: proximidade com os chefs, interação direta e até mesmo o charme de contar com uma sala de cinema dentro do espaço”, comenta Gabrielle Rosendo, produtora da Deguste.
Com o público em evidência, a proposta é oferecer degustações que possam ser vividas ali e depois retomadas nos restaurantes, bares e cafeterias. “O formato abre a oportunidade de experimentar durante os três dias no shopping e reviver essa experiência em cada casa participante”, explica Wallace Braz , representante do setor gastronômico que atua na organização do evento.
Para o Estação Locanda, o evento também fortalece o posicionamento do distrito de Itaipava como polo gastronômico. “O Petrópolis Gourmet dá robustez ao cenário gastronômico e ajuda a consolidar a veia turístico-gastronômica da cidade”, aponta Henrique Costa, gerente do Locanda.
Com pratos que transitam entre referências culturais e a criatividade dos chefs, o festival reforça sua tradição de 25 anos como vitrine da gastronomia petropolitana.
Ações tradicionais do evento como Desafio dos Chefs, Corrida dos Garçons e Chefs na Praça, estão sendo planejados com carinho para esta edição como destaca o diretor de Gastronomia do PCVB, Múcio Maffacioli: “são atrações aguardadas e concorridas dentro do festival e que interagem com o público e com as equipes dos restaurantes como garçons e chefs que são os braços fortes e talentosos por trás de toda essa tradição gastronômica da cidade”.
Retranca: Petrópolis, cenário de cinema
Luz, câmera, ação e… viagem! O relacionamento de Petrópolis com o cinema é antigo e frutífero, e reforça a vocação da cidade para o turismo cultural. São mais de 30 produções realizadas aqui, incluindo filmes, novelas e até uma série internacional da Netflix, “Lilyhammer”, que usou o Palácio Rio Negro como locação. A mais recente gravação é a novela global “Garota do Momento”, exibida ano passado e que trouxe as câmeras para o Centro Histórico e a Catedral de São Pedro de Alcântara.
Produções de destaque reforçam a diversidade da cidade como cenário: “Pai em Dobro”, da Netflix, estrelado por Maisa Silva, rodado em Petrópolis e exibido em 190 países; a novela “Império”, que em 2014 transformou ruas e monumentos locais em palco para Alexandre Nero e Lília Cabral; além de “Lado a Lado”, que utilizou o Palácio Rio Negro para suas cenas de época.
O cinema também encontrou espaço no Palácio de Cristal, como em “O Xangô de Baker Street” e no recente “De Repente, Eu Te Amo”. Já “Flores Raras” e “Chacrinha: O Velho Guerreiro” são exemplos de como a cidade empresta sua atmosfera única para dramas, romances e biografias.
“Cada cena filmada aqui é uma vitrine natural que projeta nossa cidade para o mundo. Quem vê na tela, deseja vivenciar de perto. É assim que espectadores se transformam em turistas”, destaca Tatiana D’Aneglo, integrante do Film Comission e que está à frente da curadoria do Cinema nesta edição do Petrópolis Gourmet orientando os participantes na escolha de temas de pratos a partir da ligação de produções com a cidade.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.