Parrô do Valentim, em Itaipava / Fotos: André Vasconcelos @umsimplesandre


Após dois estabelecimentos tradicionais do Centro de Petrópolis — a Petiscaria Imperial e o Bar e Restaurante da Cervejaria Bohemia — encerrarem suas atividades, considerados referência gastronômica para turistas e moradores, o público foi novamente surpreendido com o fechamento de mais um ícone: o restaurante Parrô, em Itaipava.

 

Fundado no final da década de 1970 pelo casal Valentim e Guilhermina, o Parrô conquistou gerações com sua culinária portuguesa autêntica. A história do restaurante começou em 1975, quando o casal desembarcou no Brasil trazendo na bagagem um livro de receitas da família e o sonho de difundir a gastronomia de Portugal na Serra. Antes de se estabelecer em Petrópolis, Valentim e Guilhermina vivenciaram a vida em Cabo Frio, vendendo doces e salgados na Praia do Forte, até receberem o convite de amigos portugueses para se mudarem para a cidade serrana.

 



Em Petrópolis, começaram com uma pequena loja de doces e salgados em uma cerâmica, até que, três anos depois, adquiriram um terreno em Itaipava e construíram o restaurante que se tornaria referência na região. Figuras emblemáticas como o senhor Sebastião, que começou como servente de pedreiro e acabou gerenciando o estabelecimento, ajudaram a consolidar a história e o charme do local.

 

O anúncio do encerramento foi feito nas redes sociais do restaurante, gerando surpresa e nostalgia entre clientes e admiradores da gastronomia local. Apesar do fechamento do espaço físico, parte da tradição será preservada: pratos consagrados como o bacalhau, os famosos bolinhos e os doces portugueses passam a ser servidos no restaurante Imperatriz Leopoldina, localizado no Hotel Solar do Império, no Centro de Petrópolis, mantendo viva a memória de um dos restaurantes mais queridos da cidade, conforme o comunicado.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE