No Dia do Aviador — data que celebra o histórico voo de Alberto Santos Dumont com o 14-Bis, em 1906 — o Museu Casa de Santos Dumont passa a exibir um vídeo produzido pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o uso de Inteligência Artificial, que ajuda a contar a trajetória do Pai da Aviação.

 

Com cerca de dois minutos de duração, o vídeo está disponível no espaço dedicado à FAB dentro do Museu. A produção utiliza imagens históricas de Santos Dumont em momentos marcantes, como o voo de balão ao redor da Torre Eiffel e o primeiro voo com o 14-Bis. Por meio da IA, as fotografias ganham movimento, conectando os eventos e dando vida à história.

 

“A gente sempre busca, quando adiciona qualquer elemento ao museu, uma retratação fiel aos fatos ligados à vida de Alberto Santos Dumont. Nesse material produzido pela FAB, temos essa combinação importante: a fidelidade histórica e o uso da tecnologia para contar a história de um jeito diferente. Esse recurso de dar vida às fotografias ajuda principalmente a conectar as novas gerações com a história desse personagem que é importante para toda a humanidade”, destacou o diretor do museu, Cláudio Gomide.

 

Além do novo material, que passa a integrar de forma permanente o espaço da FAB, o Museu recebeu nesta quarta-feira (23/10) os estudantes da Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont para uma sessão de contação de histórias com a artista Cristina do Amaral Marques Ferreira, dentro do projeto “Agapito e Leopoldina – Trilhando Histórias para Ler e Contar”.

 

 

Dia do Aviador

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, neste 23 de outubro, o Dia do Aviador, que rememora o histórico voo de Alberto Santos Dumont com o 14-Bis, em 1906. Nesse dia, pela primeira vez, uma aeronave mais pesada que o ar decolou por seus próprios meios, colocando o Brasil na vanguarda da aviação mundial.

 

Reconhecido como Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Santos Dumont realizou seu voo no Campo de Bagatelle, em Paris, diante de uma multidão e da Comissão Oficial do Aeroclube da França. Esse feito não apenas abriu caminho para o desenvolvimento da aviação moderna, como também lançou as bases para a criação da FAB — responsável hoje pela defesa do vasto espaço aéreo brasileiro, que cobre uma área de mais de 22 milhões de km².

 




Museu Casa de Santos Dumont

 

A residência de verão de Alberto Santos Dumont, conhecida como “A Encantada”, foi construída em 1918 e preserva até hoje suas características originais. O museu reúne um acervo com objetos pessoais, livros, cartas e mobiliário, além de elementos curiosos, como o chuveiro inventado por Dumont e a escada de entrada com degraus em forma de raquete — que só podem ser subidos começando com o pé direito.

 

Anexo à casa, o Centro Cultural 14-Bis abriga exposições e exibições de filmes sobre a vida e as invenções do inventor. Após a morte de Santos Dumont, em 23 de julho de 1932, sua família doou o imóvel à Prefeitura, que o transformou em museu em 1956. Atualmente, o espaço recebe cerca de 10 mil visitantes por mês, preservando e difundindo o legado do Pai da Aviação.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE