O crescimento do setor industrial, na região do Itamarati, trouxe desafios para a mobilidade urbana, em Petrópolis. Nos horários de saída das fábricas, o aumento do número de trabalhadores e veículos particulares na Rua Bernardo Proença, gerou impactos na operação dos ônibus e no cumprimento das viagens. Para amenizar a situação, a Cidade das Hortênsias deu um passo importante, ao implantar um atendimento especial à empresa VIX, contribuindo para melhorar o fluxo do trânsito e reduzir os atrasos.
A Cidade das Hortênsias identificou a crescente do problema, nos últimos meses, retomando as conversas com a fábrica. Após diversos testes, em parceria com a CPTrans, a operadora está deslocando ônibus urbano, em dois horários especiais, para atendimento no interior da VIX, evitando a formação de longas filas nos pontos de ônibus e desobstruindo o trânsito.
“O trajeto de 450 metros, entre o Palmeiras e o Terminal Itamarati, é realizado, normalmente, em apenas três minutos. Nos horários de pico, quando os funcionários são liberados da empresa, esse tempo foi ampliado em quase sete vezes, chegando a 20 minutos para fazer o mesmo percurso, diariamente”, disse Rafael Costa, gerente de tráfego.
Após estudos técnicos e de viabilidade para o atendimento, a empresa de ônibus deu início ao atendimento da linha 340 – Terminal Itamarati, de segunda a sexta-feira, em uma parceria entre empresa pública e privada. “Começou na semana passada e, em tão pouco tempo, já desafogou o trânsito nos horários de pico e voltamos a cumprir integralmente toda a nossa programação de viagens na região, beneficiando outras nove linhas de ônibus, que ficavam retidas no congestionamento”, destacou Liliane Salvini, diretora da Cidade das Hortênsias.
A linha atende a fábrica de segunda a quinta-feira, nos horários de 17h25 e 17h35. Às sextas-feiras, nos horários de 16h e 16h10. Neste mesmo período, os passageiros que estiverem no Terminal Itamarati podem utilizar a linha 300 – Terminal Corrêas, com frequência de partidas a cada 10 minutos, sem qualquer sobrecarga na operação.
Para Ione Aparecida Oliveira, gerente administrativa da VIX Paula Hermanny, a parceria reforça o compromisso das empresas com a mobilidade urbana sustentável e com o bem-estar dos trabalhadores, demonstrando que a cooperação entre instituições públicas e privadas é fundamental para melhorar a qualidade de vida e o trânsito. “Essa ação tem contribuído significativamente para a redução dos engarrafamentos na região, além de promover mais segurança, conforto e comodidade tanto para os colaboradores, quanto para os passageiros do transporte público”, concluiu.


Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.