A 15ª Mostra Audiovisual de Petrópolis (MAP) será palco para alguns dos nomes mais expressivos do cinema brasileiro contemporâneo. A programação Itinerâncias Brasil reúne longas convidados que exploram diferentes linguagens e olhares, ocupando o Teatro Imperial, o Cine Bauhaus e o Sesc Quitandinha entre os dias 03 e 8 de novembro.


A abertura, no dia 3 (segunda-feira), às 18h30, no Teatro Imperial, apresenta “Quatro Meninas”, da diretora Karen Suzane, obra ambientada no Brasil de 1885 que discute liberdade e identidade feminina. O filme, elogiado pela crítica, marca a estreia da cineasta em longas-metragens após o premiado curta “A Mulher que Eu Era” e a série documental “Negro Muro” (GNT).


Na terça-feira, 4, às 20h, o Cine Bauhaus exibe “Salve Rosa”, de Suzanna Lira, diretora premiada no Festival do Rio e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O longa conta com Karine Teles, vencedora do Kikito de Melhor Atriz em Gramado (com o filme “Riscado”), que encarna a personagem Dora, uma mãe abusiva que controla a carreira da filha influenciadora (Klara Castanho). Karine estará presente na MAP durante a sessão.


No dia 5 (quarta), também às 20h, o público confere “Trago Seu Amor”, novo trabalho da pernambucana Claudia Castro, diretora reconhecida por sua sensibilidade ao retratar afetos e pertencimentos. O filme mistura humor, magia e diversidade afetiva, com uma estética jovem e contemporânea contando a história de Mia, uma bruxa que transforma beijos em feitiços de amor, lucrando com seu poder. Tudo muda quando ela se apaixona pela ex de um cliente, mergulhando num triângulo mágico e inesperado. O ator João Manoel, famoso por seu personagem em “Mundo Bita”, também confirmou sua presença na sessão.


Na quinta-feira, 6, às 10h, no Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha, será exibido “Uma Baleia Pode Ser Dilacerada como uma Escola de Samba”, dirigido por Marina Meliande e Felipe Bragança — dupla premiada em festivais internacionais como Roterdã e Locarno, conhecida por obras de estética poética e experimental. Este ano, foram premiados com o filme com o Troféu Candango de Melhor Longa-metragem na Mostra Caleidoscópio do Festival de Cinema de Brasília 2025. A cineasta Marina Meliande fará uma masterclass no mesmo dia, às 14h, no CCSQ.


Ainda no dia 6 (quinta), às 20h, no Cine Bauhaus, a sessão traz “Aventuras de Makunáima: Histórias Encantadas da Amazônia”, do catarinense Chico Faganello, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Florianópolis Audiovisual Mercosul (com “A Invenção da Infância”, 2007). Nesta nova produção, de 2025, o filme é apontado como uma obra encantadora, sensível e culturalmente rica. O filme revisita o clássico personagem de Mário de Andrade em uma narrativa repleta de mitos e cores da floresta.


Encerrando o ciclo, no sábado, 08, às 14h, o público infantil ganha destaque com “Papaya”, de Priscilla Kellen, que mistura poesia, ecologia e imaginação em uma narrativa fluida. Neste dia especial voltado às novas gerações, também será exibido o curta “Quinn”, do petropolitano Arthur Felipe Fiel, que celebra a diversidade e o afeto no cotidiano escolar. Com apenas 13 minutos, o curta foi exibido no 19º Festival Internacional de Cinema CineBH, na mostra Cine-Expressão.


“O Itinerâncias Brasil é o coração pulsante da Mostra. São filmes que traduzem a força criativa e a diversidade do cinema nacional, obras que instigam, emocionam e convidam à reflexão”, ressalta Elaine Mayworm, coordenadora de produção da MAP. Para o curador Gabriel Bortolini, a seleção reforça o compromisso da Mostra com o diálogo entre o público e a produção contemporânea. “A ideia é aproximar diferentes territórios e vozes do cinema brasileiro. Cada sessão traz um olhar único sobre o país, seu imaginário e suas potências narrativas”, destaca.


As Sessões Itinerâncias Brasil integram a programação principal da 15ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis, que segue até 08 de novembro, em múltiplos espaços culturais da cidade. Realizada anualmente, a MAP se consolidou como um dos mais importantes eventos do gênero no estado do Rio de Janeiro. Ao reunir estudantes, realizadores e profissionais do cinema, a MAP transforma a cidade em um grande espaço de troca, aprendizado e celebração da cultura audiovisual brasileira. A programação pode ser conferida pelo Instagram em @mostrapetropolis.


A Mostra é uma realização do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual Dom Pedro II, Reprodutora, Biruta, Ginja Filmes, Engenhoca Filmes e Tramas & Sonhos. Tem a parceria cultural do Sesc, do Teatro Imperial e do Cinemaxx Bauhaus, além do apoio da Estácio Petrópolis, Sebrae, Pousada Magister, Bordeuax, Majórica, Pellegrini e Prefeitura de Petrópolis.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE