A Região Serrana recebe, nos dias 29 de outubro e 6 de novembro, o Ônibus Lilás, iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) que leva atendimento gratuito, orientação e acolhimento especializado a mulheres em situação de vulnerabilidade em diferentes municípios do Estado. O município de Teresópolis receberá a unidade no dia 29 de outubro, das 10h às 15h, na Praça Olímpica Luis de Camões, em Várzea. Já em Petrópolis, a ação acontecerá no dia 6 de novembro, também das 10h às 15h, no Condomínio Vicenzo Riveti (Rua Vicenzo Riveti, 105 Carangola).


"A iniciativa garante acesso a direitos, orientação e acolhimento humanizado, especialmente para aquelas que vivem em regiões onde os serviços públicos nem sempre estão próximos. Com o Ônibus Lilás, reforçamos que nenhuma mulher está sozinha e a rede de proteção do Estado está presente, com respeito, escuta e apoio", afirma a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.


Serão oferecidos acolhimento psicossocial e orientação jurídica, isenção de taxas para emissão de documentos como habilitação para casamento, segunda via de RG e certidões de nascimento, casamento e óbito, inscrições para cursos de qualificação em empreendedorismo, atendimentos na área da saúde, serviços de assistência social e a participação de parceiros e prefeituras locais, que reforçam a rede de proteção às mulheres.


A ação conta com o apoio das prefeituras locais, Fundação Leão XIII, da OAB Mulher e da Cedae, que estarão presentes oferecendo serviços e orientações.



Rede de proteção

Equipado com salas de atendimento e equipe multidisciplinar, o Ônibus Lilás percorre o estado levando apoio jurídico, psicológico e social, além de promover atividades educativas sobre direitos das mulheres e prevenção à violência. A ação também facilita o acesso a serviços de documentação e cidadania, reunindo em um único espaço diversos órgãos públicos e parceiros.


De janeiro a setembro de 2025, o Ônibus Lilás já passou por Paraty, Areal, Angra dos Reis, Piraí, Barra do Piraí, Campo dos Goytacazes, Quissamã, Araruama e Cabo Frio somando 2.328 atendimentos, o que reforça reforçando o compromisso da SEM-RJ em interiorizar as políticas públicas de proteção às mulheres e ampliar o alcance da rede estadual.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE