![]() |
O projeto “Agapito e Leopoldina – Trilhando histórias para ler e contar”, idealizado pela escritora e contadora de histórias Cristina Ferreira, propõe uma experiência literária que une fantasia, música e memória histórica, voltada a crianças, famílias e professores. A iniciativa percorre três importantes espaços culturais da cidade: Museu Casa de Santos Dumont, Centro Cultural Estação Nogueira e Casa Stefan Zweig, entre outubro e novembro de 2025.
A proposta nasce do livro Agapito e Leopoldina, de Cristina Ferreira e ilustrado por Renato Lins, que acompanha as aventuras de um vagão e uma locomotiva, transformando elementos da história local em metáforas sobre pertencimento, descoberta e valorização da cidade imperial.
O projeto inclui apresentações de contação de histórias, mediação literária, canções do cancioneiro popular, brincadeiras e oficina de formação literária para professores, com o objetivo de ampliar o alcance da literatura no espaço escolar. Todas as atividades são gratuitas e oferecem recursos de acessibilidade comunicacional e arquitetônica, incluindo tradução em Libras e espaços adaptados.
A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Petrópolis, do Governo Federal por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Fundo Municipal de Cultura e do Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis, integrando cultura, educação e preservação da memória local.
Serviço:
Projeto Agapito e Leopoldina
Projeto: Agapito e Leopoldina – Trilhando histórias para ler e contar
Idealização e mediação: Cris Ferreira
Locais e datas:
- Museu Casa de Santos Dumont – outubro a novembro de 2025
- Centro Cultural Estação Nogueira – outubro a novembro de 2025
- Casa Stefan Zweig – outubro a novembro de 2025


Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.