A ida ao dentista costuma ser temida por muitas crianças. A cadeira reclinável,
a parafernália do consultório e até o barulho do motorzinho podem ser
assustadores para os mais novos. Mas e se eles pudessem se consultar num
ambiente mais amigável, cercado por brinquedos, e até com direito a escolher um
adesivo no final?
O Projeto Restaurador Atraumático, fruto de uma parceria do Centro
Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) com a UERJ, é voltado à prevenção e
controle de cárie em crianças, fora de um consultório odontológico tradicional,
utilizando instrumentos manuais.
"No escopo do tratamento restaurador atraumático estão as estratégias
preventivas, de orientação, promoção de saúde, motivação para uma dieta menos
cariogênica, além de procedimentos preventivos de selantes, em que protegemos
os dentes com material adesivo, e também restaurações e exodontias. Tudo isso
num cenário sem a cadeira odontológica, o motor odontológico, podendo ser feito
até em locais sem energia elétrica", explica Vera Soviero, professora da
UERJ que tem pesquisas e trabalhos em colaboração com a UNIFASE.
Somente em 2024, aproximadamente 250 crianças de até seis anos foram atendidas
individualmente na Escola Municipal Bataillard, no bairro Mosela. O projeto tem
alta adesão por parte dos pais dos alunos, que já conseguem perceber as
mudanças em seus filhos. "Minha filha não gostava de escovar os dentes,
então esse projeto foi um avanço para ela que, aos poucos, está conseguindo
perder o medo de dentistas", relata Alessandra Pereira, mãe da Emily, de
seis anos, que é uma das alunas atendidas pelo Projeto Restaurador Atraumático.
Michele Amaral também percebe progresso em sua filha Vitória, de seis anos.
"Para minha filha tem sido muito bom. Quando tinha dois anos, ela fraturou
quatro dentes, passou por uma restauração e uma cirurgia. Depois disso, ela
começou a participar do projeto para o tratamento dos dentes e tenho visto uma
evolução muito boa", conta.
De acordo com a professora Vera Soviero, o Projeto Restaurador Atraumático é
mais amigável para a criança. "Por estarem numa sala de aula, com
brinquedos misturados com material odontológico, elas recebem melhor essa
estratégia e funciona muito bem. Através dessa abordagem, prevenimos novas
lesões de cárie e tratamos lesões cariosas já avançadas. Com isso, observamos
numa avaliação que fizemos, que o índice de cárie em dentes permanentes aqui na
Escola do Bataillard é bem inferior ao que vimos num levantamento que incluiu
26 escolas do município", analisa Vera, salientando que a iniciativa conta
ainda com a parceria da Colgate. "Eles doam cinco mil kits por ano para
todos os projetos da UNIFASE", lembra.
Com a reformulação da matriz curricular do curso de Odontologia da UNIFASE, que
agora inclui a disciplina "Saúde Bucal da Criança Pré-Escolar", os
alunos do 5º período têm a oportunidade de trabalhar com as crianças em
parceria com as estudantes holandesas da ACTA – Academisch Centrum
Tandheelkunde Amsterdam, participantes do programa de Internacionalização da
instituição, ativo desde 2016, que recebe durante três meses, de dois a
três estudantes por semestre.
"Dentro da disciplina, fazemos prevenção de cárie, examinamos e fazemos a
escovação. A criança que tem alto risco de cárie, por exemplo, é chamada a cada
15 dias para essa escovação. E caso seja identificado que ela precise de
tratamento, é encaminhada para o Projeto Restaurador Atraumático", explica
Bianca Guerra, professora do curso de Odontologia da UNIFASE.
"É uma experiência única, porque até então a gente não tinha esse contato
mais próximo das crianças. É diferente poder vivenciar o dia a dia na escola,
entender a realidade de cada uma e acompanhar o seu desenvolvimento na
odontologia, na saúde bucal", finaliza Ana Clara Soares, estudante do 5º
período do curso de Odontologia da UNIFASE.
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