![]() |
Foto: Renilda Severini |
A partir desta sexta-feira (17), o coração de Petrópolis volta a pulsar ao redor da Catedral de São Pedro de Alcântara, em uma das celebrações mais queridas da cidade. A tradicional Festa de São Pedro de Alcântara une fé, cultura e sabores, e promete reunir famílias, amigos e visitantes até domingo (19).
Com entrada gratuita, o evento celebra o padroeiro da cidade e co-padroeiro do Brasil, e traz uma programação que vai muito além das celebrações religiosas. No entorno da Catedral, barracas com comidas típicas de cinco países que marcaram a formação cultural de Petrópolis formam um verdadeiro roteiro gastronômico. Itália, Portugal, Espanha, Alemanha e Brasil se encontram em aromas e receitas que contam parte da nossa história. Lasanha, bacalhau, paella, chucrute, croquete, espeto de porco e o tradicional sabor da comida mineira farão parte do cardápio.
As barracas funcionarão das 18h às 22h na sexta-feira, e das 10h às 22h no sábado e domingo. Além da gastronomia, a programação inclui show da banda Santos da Casa, reunindo sucessos e animação ao longo do fim de semana.
No domingo (19), a festa ganha um toque de nostalgia com uma exposição de carros antigos nos arredores da Catedral — um convite à memória e à contemplação de tempos que ajudaram a moldar o charme petropolitano.
O momento de maior devoção virá com o Tríduo Preparatório e as missas festivas em homenagem ao padroeiro. De quinta a sábado, haverá atendimento de confissões às 18h, Exposição do Santíssimo Sacramento às 19h e Santa Missa às 19h30. No domingo, dia dedicado a São Pedro de Alcântara, a programação religiosa terá missas às 9h30, 11h (solene, presidida por Dom Joel Portela Amado, Bispo Diocesano de Petrópolis) e às 18h30, encerrando a festa com emoção e gratidão.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.