No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20/11), a programação da 13ª Festa Ubuntu contou com celebrações e atividades culturais. As atividades começaram com a quinta edição da Caminhada do Povo de Santo, que saiu da Praça da Inconfidência em direção à Praça da Liberdade, reunindo grupos religiosos, coletivos culturais e representantes de movimentos sociais.
O percurso seguiu até o Monumento a Zumbi, onde houve um ato de homenagem. Também teve toques de atabaques e rodas comdizidas por grupos locais.
_“As ações desta data reforçam o compromisso do governo com políticas que reconhecem trajetórias, histórias e reivindicações que fazem parte da formação social do Brasil. Estar presente significa sustentar esse trabalho com diálogo e continuidade”_, afirmou o secretário de Governo, Fred Procópio, que representou o prefeito Hingo Hammes.
A programação também contou com rodas de capoeira, jongo, maculelê, samba de roda e apresentações de coletivos culturais. Além de contações de histórias voltadas para diferentes faixas etárias e intervenções poéticas. Rodas de samba e o Baile Charme encerraram a programação.
_“O encontro reafirma a força de iniciativas que ampliam circulação cultural, estimulam participação social e fortalecem identidades. O trabalho conjunto sustenta essa construção”_, destacou o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato.
O presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Mestre Ivo, também participou das ações. _“A data convoca a cidade a revisitar memórias e sustentar práticas que enfrentem discriminações. Cada presença aqui reforça esse compromisso”_, concluiu.
Ao longo do mês a programação continua com exposições e encontros promovidos por diferentes instituições. No Centro de Cultura Raul de Leoni, permanece aberta a mostra Èsù o Início, de Crist Fernandes. No dia 22, o espaço receberá o Festival da Cultura Negra, realizado pela Central Única das Favelas (Cufa).
![]() |
13ª Festa Ubuntu começou na quarta-feira
A abertura da Festa Ubuntu ocorreu na quarta-feira (19/11), na Praça da Liberdade, com a apresentação de Chacal do Sax. O primeiro dia reuniu grupos culturais, representantes do poder público e coletivos ligados à pauta racial, marcando o início das atividades da 13ª edição. A programação incluiu ações voltadas à valorização da identidade afro-brasileira, com público circulando ao longo do período da noite para acompanhar intervenções artísticas.




Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.