O chef petropolitano DannMattos, vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2019 devido a um projeto inovador voltado ao fortalecimento do Turismo Rural, volta a ser reconhecido nacionalmente ao figurar entre os cinco finalistas da categoria Profissional de Destaque- Liderança Sociais da edição 2025 do Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Conselho Nacional do Turismo (CNT). A votação para a escolha dos três primeiros colocados será realizada por meio da internet, de 21 de novembro a 1º de dezembro de 2025.


A categoria Profissional de Destaque tem como objetivo reconhecer pessoas físicas que, por meio de ações criativas, inovadoras e transformadoras, contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento do turismo brasileiro. O foco é valorizar trajetórias que inspiram e geram impacto positivo nas dimensões econômica, social, cultural e ambiental do setor.


O Prêmio Nacional do Turismo é uma das mais importantes iniciativas de valorização do setor no país, destacando projetos, instituições e profissionais que impulsionam o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, e promoção da imagem do Brasil como destino turístico de excelência.

 


Próximos passos

Com a divulgação dos cinco finalistas, uma nova comissão técnica formada por especialistas do setor turístico fará a seleção dos três nomes que vão avançar para a fase final. Esses três finalistas serão então submetidos a uma votação popular online, que definirá o 1º, 2º e 3º colocados da categoria Profissional de Destaque do Prêmio Nacional do Turismo 2025.


A cerimônia oficial de premiação está prevista para o dia 4 de dezembro de 2025, reunindo representantes de todo o país para celebrar as melhores práticas e talentos do turismo nacional.

 


Reconhecimento e impacto

Para Dann Mattos, estar novamente entre os finalistas do Prêmio Nacional do Turismo representa o reconhecimento de uma trajetória dedicada ao fortalecimento do turismo rural, da gastronomia e da cultura local.


Ao longo dos últimos anos, o chef petropolitano tem se destacado pela luta pelo desenvolvimento do turismo rural, como estratégia de geração de oportunidades, preservação da identidade cultural e valorização das comunidades rurais.


Por meio de sua visão e iniciativas, Dann Mattos contribui para transformar o turismo em um instrumento de inclusão, pertencimento e fortalecimento das comunidades rurais.


“Estar entre os cinco finalistas desse prêmio já é uma grande honra e motivo de orgulho. É o reconhecimento de um trabalho feito com amor, dedicação e propósito. Agora é torcer para ficar entre os três e seguir representando o turismo rural e nosso Estado”, afirma o chef Dann Mattos.

 


Sobre o Prêmio Nacional do Turismo

Criado pelo Ministério do Turismo, o Prêmio Nacional do Turismo tem como propósito reconhecer e dar visibilidade às boas práticas e aos profissionais que impulsionam o setor, estimulando a inovação, a sustentabilidade e a valorização da diversidade cultural brasileira.


A premiação reforça o papel do turismo como motor de desenvolvimento sustentável e como um dos pilares estratégicos da economia nacional.

 


Sobre o chef Dann Mattos

Dann Mattos é chef de cozinha, líder comunitário multidisciplinar, guia de turismo e empreendedor, e reconhecido por transformar o distrito de Secretário (Petrópolis – RJ) e Sebollas (Paraíba do Sul – RJ), em referências nacionais de turismo rural e cultural.


Criador do Passeio Turístico, Histórico e Gastronômico do Chef — primeiro colocado no Prêmio Nacional do Turismo 2019 — e idealizador da Rota Turística de Secretário, ele atua há quase uma década integrando gastronomia, cultura, natureza e desenvolvimento local.


Sua trajetória destaca-se por unir arte, hospitalidade, comunicação e sustentabilidade em projetos que geram renda, pertencimento e identidade territorial, sendo referência para pesquisas acadêmicas sobre turismo rural e desenvolvimento sustentável.

 


Formação e especializações

Graduando em Artes Visuais, graduado em Fotografia, pós-graduado em Desenvolvimento e Turismo Rural e pós graduando em Paisagismo e Botânica, com cursos técnicos em Guia de Turismo, Comunicação e Design de Interiores, um profissional Multidisciplinar.


Entre seus reconhecimentos estão o Prêmio Nacional do Turismo 2019, o título de Embaixador do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Classificação para Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe, iniciativa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da ONU, Prêmio destaque Empresarial de Petrópolis- Câmara Municipal de Petrópolis-RJ , e Título de Cidadão Sul-Paraibano – concedido pela Câmara Municipal de Paraíba do Sul – RJ.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE