As confraternizações de fim de
ano voltam a movimentar o comércio petropolitano, impulsionadas pela força das
tradicionais brincadeiras de amigo secreto, presentes em reuniões de família,
encontros entre amigos, ambientes corporativos e até nas escolas. De acordo com
levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise
Pesquisas, 36% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano,
o que representa 60,1 milhões de pessoas envolvidas na prática no período do
Natal.
O estudo mostra ainda que,
entre os que devem participar da brincadeira, 53% adoram o amigo oculto, 39%
veem nele uma forma de presentear gastando menos e 14% afirmam participar
apenas para evitar julgamentos sociais. Já entre os que não pretendem
participar, 45% dizem não gostar, 35% afirmam que o grupo não tem esse costume
e 23% relatam estar sem dinheiro.
Para o comércio, a estimativa
é favorável: os consumidores devem participar de 1,6 evento de amigo secreto,
sobretudo entre familiares (69%), amigos (35%) e colegas de trabalho (28%). O
gasto médio previsto é de R$ 72 por presente, com expectativa de movimentar R$
6,7 bilhões no varejo neste fim de ano.
Em Petrópolis, a avaliação é
de que a tradição reforça as vendas no período e estimula o fluxo nas lojas
físicas. Segundo o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, a dinâmica
da brincadeira traz um estímulo direto ao consumo e ao ambiente de compras de
última hora.
“O amigo secreto sempre gera um movimento adicional importante nas lojas,
porque envolve escolhas rápidas e presentes acessíveis. Mesmo com valores
médios moderados, percebemos um aumento expressivo na procura, especialmente na
reta final antes do Natal”, afirma.
Cláudio Mohammad destaca que
esse hábito beneficia diversos segmentos do comércio local.
“A variedade de perfis e faixas de preço dentro da brincadeira faz com que
muitos setores sejam impactados. É uma tradição que distribui as vendas,
fortalece pequenos lojistas e ajuda a manter o ritmo positivo do comércio no
fim do ano”, acrescenta.
Além do impacto direto na
compra de presentes, a tradição do amigo secreto também amplia o movimento em
bares e restaurantes da cidade, já que muitos grupos optam por realizar a troca
durante encontros de confraternização. “Esses eventos, que costumam reunir
familiares, colegas de trabalho e grupos de amigos, fortalecem o fluxo no setor
de alimentação, ampliam o ticket médio das comemorações e ajudam a estender os
efeitos econômicos do período natalino para além do varejo”, aponta o
presidente da CDL Petrópolis

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